A saída repentina de Lola Glaudini e sua personagem Elle Greenaway ainda na segunda temporada de Criminal Minds não parece fazer muito sentido. Com 17 temporadas e mais de 300 episódios lançados, não é de se surpreender que alguns personagens acabem deixando o programa pelo caminho, mas o caso de Elle definitivamente não parece uma situação comum. Afinal, a ex-Agente Especial de Supervisão do seriado fazia parte do seleto grupo de protagonistas da franquia, com sua saída repentina acontecendo com menos de 30 episódios lançados.
Depois disso, Glaudini se despediria para sempre do seriado, e deixaria os fãs se perguntando o que de fato teria acontecido para que a personagem acabasse sendo deixada de lado. Infelizmente, os motivos para isso não seriam muito bem explicados, embora um aparente descontentamento da atriz e as gravações da franquia possam ter influenciado nessa decisão – ao menos segundo o que seria divulgado na época.
Por que Elle Greenaway deixou Criminal Minds após a segunda temporada?
A razão para a saída de Elle Greenaway em Criminal Minds nunca foi devidamente explicada. Na época, Ed Bernero, produtor e roteirista da série, justificaria o corte repentino da personagem por questões pessoais da atriz [via Los Angeles Times], que supostamente estaria descontente com a rotina de gravações em Los Angeles, onde eram filmados os episódios.
Apesar disso, Lola Glaudini nunca falaria sobre o assunto. Tanto na época quanto agora, a atriz parece manter uma política de isenção sobre o ocorrido, mantendo-se longe de polêmicas e seguindo com sua carreira longe dos holofotes do seriado. Sua personagem, é claro, acabaria substituída por essa razão, mas ao menos teria a oportunidade de fazer isso de uma forma menos misteriosa – ainda que igualmente problemática.
Como Elle Greenaway sairia da série
Alguns eventos conturbados marcariam a despedida de Elle Greenaway do seriado. Após ser baleada por um invasor em sua casa, nossa protagonista passaria por problemas psicológicos envolvendo seu novo trauma, com a experiência de quase morte desencadeando uma profunda mudança de personalidade. Relacionada em um complicado caso envolvendo um violentador, a situação acabaria ultrapassando os limites e Elle mataria o suspeito. Com isso, a personagem se despediria finalmente do seu distintivo, abandonando o cargo e também o próprio seriado – de onde nunca mais voltaria.
A mudança, justificada pelos problemas psicológicos envolvendo o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), parecem terem sido fundamentais para aumentar ainda mais a impopularidade da personagem e sua franquia, o que facilitaria na hora de substituir a atriz por um novo nome para o seriado. A escolha, no entanto, dividiria opiniões, com a decisão de problematizar a personagem para só então cortá-la parecendo uma forma questionável de induzir o desinteresse do público por sua protagonista – mesmo que de forma funcional.
Saída da personagem seria comemorada por parte dos fãs
Embora não seja necessariamente um consenso, ninguém parece discordar que a saída repentina de Elle Greenaway de Criminal Minds trouxe mais vantagens do que prejuízos. Afinal, ainda que tivesse uma boa dose de apoiadores durante a maior parte do seriado, a mudança repentina de personalidade aliada aos atos questionáveis durante os episódios finais, levariam o público a nutrir sentimentos conflitantes em relação a nossa problemática protagonista, com a chegada de Emily Prentiss apenas piorando as coisas.
Com a nova mudança, Paget Brewster não apenas assumiria o espaço deixado por Glaudini, mas também se tornaria uma figura recorrente nos episódios e uma das personagens mais lembradas pelos fãs do seriado. Talvez por isso, a saída repentina de Lola acabaria não chamando tanta atenção, com Paget conseguindo assumir não apenas o protagonismo deixado pela atriz, mas também o sempre tão complicado interesse dos fãs. Tudo isso, é claro, não mudaria a importância de Glaudini para Criminal Minds, com seu passado na franquia sendo uma das razões fundamentais pelo sucesso da saga e sua continuidade.
Volta da atriz ainda pode acontecer?
Com a volta de Criminal Minds: Evolution para as telas e suas participações especiais a todo vapor, não seria absurdo imaginar que Glaudini pudesse finalmente retornar a franquia, embora as chances não pareçam estar ao seu favor. Afinal, ainda que a volta de Elle pudesse representar uma merecida conclusão a sua história de reviravoltas e intrigas, a verdade é que a Glaudini não parece muito interessada em reviver tudo isso, com sua falta de menções ao seriado parecendo indicar que essa história já foi superada – seja isso bom ou ruim.
Além disso, a volta da atriz ao seriado não parece ser um desejo geral por parte do público, que após a mudança de personalidade de sua protagonista, ficou com sentimentos mistos em relação a personagem. Apesar dos pesares, uma reviravolta para redimir Glaudini e sua franquia estão longe de uma ideia ruim, com uma reconciliação entre a estrela e seu público podendo selar essa história com o seu tão merecido final feliz.
Por onde anda Lola Glaudini atualmente?
Após se despedir na segunda temporada, Lola Glaudini voltaria a encarrar o mundo das investigações criminais com sua detetive Brenda Chase em Drive-Thru: Fast Food da Morte (2007). Depois disso, a atriz ainda faria uma série de participações especiais em Lei & Ordem: Crimes Premeditados, The Good Guys, Blue Bloods e Crimes do Colarinho Branco, onde deixaria de lado suas aventuras investigativas para dar lugar ao outro lado da moeda, como vítima e testemunha dos casos.
Além disso, Glaudini também se dedicaria a alguns filmes em sua carreira, como Certain Prey (2011), Namoro ou Liberdade (2014) e, mais recentemente, She’s In Portland (2020). Nem mesmo o mundo dos heróis ficaria de fora, com a estrela de Criminal Minds também fazendo uma participação um pouco mais extensa em Agentes da S.H.I.E.L.D., onde interpretaria a mãe de família, Polly Hinton, durante 7 episódios da série. Algo que parece ficar claro em meio a tudo isso é que o amor de Glaudini pelo mundo das investigações nunca foi abalado, com a atriz dedicando boa parte de sua carreira a participações especiais relacionadas ao gênero que a fez tão conhecida.