Poucos vilões podem se gabar de terem conquistado o público como fez Darth Vader: o famoso antagonista da saga Star Wars conseguiu deixar sua marca nos cinemas com menos de dez minutos de tela em sua primeira aparição, lá em 1977, no icônico Episódio IV: Uma Nova Esperança. O ator que deu vida a ele, no entanto, acabou não recebendo todo esse destaque, tendo sua voz e rosto substituídos ao longo da saga por uma escolha de George Lucas.

O Ator Por Trás de Darth Vader e Sua Rixa com George Lucas

O ator responsável por interpretar Darth Vader foi David Prowse, um fisiculturista britânico de um metro e oitenta e cinco de altura. Graças a sua estatura elevada, Prowse parecia a escolha ideal para o imponente vilão, mas sua voz não agradou tanto a George Lucas, que queria algo mais ameaçador para seu personagem. A solução foi contratar James Earl Jones, um ator e dublador conhecido e de voz grave.

Segundo o site de notícias Screen Rant, Carrie Fisher teria dito no documentário Empire of Dreams que a voz de David Prowse era “tão banal” que as pessoas acabariam o chamando de “Darth Farmer”. A substituição de sua voz parece não ter sido tão bem recebida pelo ator, que teria parado de decorar suas falas para os filmes subsequentes, optando por jargões e improvisações grosseiras.

Além disso, David Prowse também teve seu rosto substituído no único momento em que Vader retira sua máscara em toda trilogia, lá no Episódio VI. Para a cena, George Lucas optou por escalar Sebastian Shaw, um ator britânico já bem estabelecido nas telonas e nos teatros do Reino Unido.

Ao que se sabe, a escolha por Sebastian Shaw no lugar de David Prowse se deve principalmente pela idade dos atores, com o diretor considerando David Prowse muito novo para ser o rosto do icônico vilão. Para se ter uma ideia, Prowse tinha 49 anos no episódio VI, enquanto Shaw já tinha seus 79.

No entanto, outras fontes sugerem que a fama de fofoqueiro de David Prowse tenha ajudado nessa história. Acontece que na época das produções do terceiro filme da trilogia, David acabou falando demais e fazendo insinuações de que Vader poderia ser pai de Luke, algo que a Lucasfilm tentava a todo custo manter em segredo. O ator relembra ainda que após o fato, a produção e George Lucas não falaram mais com ele, ficando “seis semanas de purgatório”.

Independentemente do motivo que o deixaram de fora, fato é que David Prowse estava longe de concordar com essas escolhas, tecendo inúmeras críticas ao diretor pelas substituições. A rixa entre eles chegou ao ponto de, em 2010, David Prowse ser banido de todos os eventos de Star Wars relacionados a Lucasfilm. Segundo Prowse, representantes da empresa de George Lucas teriam dito que o ator havia “queimado muitas pontes” entre a Lucasfilms e ele.

Infelizmente, David Prowse faleceu em novembro de 2020, aos 85 anos, sem nunca ter se reconciliado totalmente com o diretor.