Tida por muitos como a mais poderosa arma mágica do universo de Harry Potter, A Varinha das Varinhas teve papel fundamental na luta de Potter contra Voldemort, e permitiu que o vilão fosse finalmente derrotado em sua busca pela imortalidade. Isso, porém, só aconteceria graças às escolhas de Dumbledore, e como o famoso diretor de Hogwarts garantiria a segurança da famosa relíquia até que ela finalmente chegasse às mãos de Harry.
Para isso, Dumbledore precisaria passar por uma verdadeira demonstração de resiliência, superando desafios perigosos e acreditando com a própria vida nas escolhas de nosso herói. Felizmente, a decisão se mostrou acertada, e Harry e a Varinha se mostraram uma dupla poderosa contra as ameaças do Lorde das Trevas. No entanto, algumas pessoas podem não se lembrar da importância dessa poderosa relíquia mágica no universo da saga, e como ela acabou parando nas mãos de Dumbledore, no fim das contas. Por isso, nada mais justo que relembrarmos um pouco dessa história, e mostrar a curiosa jornada da Varinha das Varinhas até chegar às mãos do nosso famoso protagonista.
O que é a Varinha das Varinhas?
Também chamada de Varinha da Morte, ou Varinha do Destino, a Varinha das Varinhas foi a primeira Relíquia da Morte criada, e a mais poderosa arma mágica fabricada desde então. Isso porque, diferentemente das varinhas comuns, a Varinha das Varinhas possui habilidades únicas, sendo capaz amplificar os poderes mágicos de seu usuário e até mesmo remendar outras varinhas danificadas de forma aparentemente irreversível.
Apesar disso, a Varinha das Varinhas só pode ser usada de forma eficiente por seu verdadeiro proprietário, que é escolhido através das batalhas envolvendo o artefato. Caso um bruxo perca um duelo em posse da Relíquia da Morte, a Varinha das Varinhas passará a responder somente pelo vencedor do duelo, que se tornará o dono legítimo do artefato, independentemente se o antigo dono foi morto ou não no combate.
Junto da Capa da Invisibilidade e a Pedra da Ressurreição, a Varinha das Varinhas compõe um dos mais poderosos conjuntos de artefatos mágicos de toda franquia, tornando seus detentores praticamente invencíveis. Diferentemente do filme em que a varinha acaba destruída nas mãos de Harry, nos livros o bruxo apenas conserta sua varinha quebrada e devolve a Relíquia da Morte ao túmulo de Dumbledore, de onde é deixada.
Como Dumbledore conseguiu a Varinha das Varinhas?
Antes que finalmente chegasse a Dumbledore e ajudasse nosso protagonista contra o Lorde das trevas, a Varinha das Varinhas ainda faria uma conturbada jornada até o seu destino, passando pelas mãos de dezenas de bruxos poderosos e igualmente controversos. Entre eles, Grindelwald foi provavelmente um dos mais perigosos e importantes bruxos a empunhar a relíquia, usando seus poderes para atormentar a Europa e causar o caos por onde quer que passasse.
Foi também Grindelwald o principal responsável por cruzar os destinos entre a varinha e o futuro diretor de Hogwarts, perdendo o artefato em uma batalha contra o famoso professor, ainda em Animais Fantásticos. Graças a isso, a posse da varinha seria mudada, e Dumbledore passaria a ser o dono legítimo da famosa relíquia pelos próximos 40 anos.
Diferentemente da maioria dos seus antecessores, o diretor de Hogwarts nunca a utilizou de forma leviana, aproveitando seus poderes para ajudar as pessoas e proteger o mundo mágico das ameaças que não paravam de surgir. E quando a profecia do garoto escolhido para derrotar o Lorde das Trevas aconteceu, Dumbledore passou a guardar a Relíquia para seu futuro usuário, na esperança de que o artefato pudesse ser decisivo contra as ameaças de Voldemort.
Como a Varinha das Varinhas acabou nas mãos de Harry Potter
Curiosamente, embora os planos de Dumbledore sempre fossem entregar a Varinha das Varinhas para Harry Potter, as intenções do diretor acabaram não saindo como o planejado, com a relíquia indo parar nas mãos do próprio Lorde das Trevas. Felizmente, após a derradeira batalha contra o vilão, Harry conseguiria finalmente recuperar o artefato, e o destruiria de forma definitiva.
Vale lembrar que, diferentemente dos filmes, Harry não destrói a Varinha das Varinhas nos livros, a devolvendo ao túmulo de Dumbledore logo após sua batalha contra Voldemort, de onde nunca mais seria tirada.