Em meio a tantos filmes esportivos lançados a todo momento, poucos resistiriam ao teste do tempo como Coach Carter: Treino para a Vida. Lançado em janeiro de 2005 nos Estados Unidos, o filme conta a história de Carter, um técnico de basquete em um colégio no norte da Califórnia que muda a vida dos seus atletas colegiais através do estudo.

Com Samuel L. Jackson no papel principal, o longa se tornou um sucesso no streaming, levando o público a se perguntar até que ponto essa história poderia ter acontecido de fato. Para a alegria dos fãs, a maior parte dos eventos retratados no filme de fato ocorreram, incluindo a dedicação e confiança do próprio técnico Carter.

Quem é o verdadeiro “coach Carter”?

Coach Carter
Samuel L. Jackson e o Ken Carter da vida real - Imagem/Reprodução

O técnico Carter é baseado em Ken Carter, um treinador de basquete da vida real que trabalhou no colégio de Richmond, Califórnia. Assim como no filme, Carter seguia uma cartilha rigorosa com seus jogadores, exigindo boas notas e um comportamento adequado em sala de aula. As exigências eram feitas através de um contrato acadêmico ao qual os alunos eram obrigados a assinar, e incluía uso de vestimentas adequadas para os dias de jogos, respeito aos professores e participação em todas as aulas na primeira cadeira.

No entanto, uma regra, em especial, levantaria polêmicas em meio aos pais e alunos, onde a nota dos estudantes precisaria ficar acima de 2,3 (de 4). Embora não seja incomum que colégios americanos exijam uma nota mínima para seus atletas, a média geral tende a ser próxima ao 2, algo que já seria alcançado com certo esforço por parte dos jogadores. Elevar as médias e exigir notas maiores, embora possa ser visto como um incentivo aos estudos, também criou um desafio a mais para os adolescentes atletas, que precisariam conciliar os jogos e os estudos em meio aos seus próprios contextos sociais.

Apesar disso, a polêmica de verdade aconteceria somente mais tarde, quando Carter decidiria suspender seu time invicto e fechar o ginásio por não atingirem a média combinada. A decisão aconteceria em meio a maior onda de vitórias do colégio, onde juniores e universitários conquistavam 13 jogos invictos. Como resultado da suspensão, o time acabou perdendo duas partidas por WO, enquanto seus jogadores se dedicavam exclusivamente à melhoria de suas médias.

O que aconteceu com o treinador Carter depois da polêmica?

Coach Carter
Samuel L. Jackson como o treinador Carter em "Coach Carter: Treino para a Vida" (2005) - Imagem/Reprodução

Na época, embora tenha sido criticado por parte dos pais e alunos, Carter também recebeu apoio de outras famílias que concordaram com sua decisão de priorizar as notas dos jogadores. Mais tarde, após a divulgação do ocorrido, o treinador também passou a contar com o apoio do público californiano, assim como aprovação do próprio governador do estado, Gray Davis.

Curiosamente, quando o time finalmente conquistou as notas necessárias e pode voltar às competições, o então governador da Califórnia também estava lá para prestigiar a conquista, provando como a decisão de Carter ia muito além das quadras de basquete.

O que é real, e o que não é, em Coach Carter

Coach Carter
Samuel L. Jackson como o treinador Carter em "Coach Carter: Treino para a Vida" (2005) - Imagem/Reprodução

Apesar de contar com materiais de época e o próprio envolvimento do verdadeiro Ken Carter, o filme do Coach Carter não é um retrato exato da realidade. Embora Carter tenha garantido a veracidade da maior parte do que foi demonstrado, algumas decisões criativas seriam tomadas para que a produção pudesse capturar o interesse do público, adaptando ou exagerando algumas situações em prol da cinematografia.

Um exemplo disso estaria no próprio ginásio, que embora de fato tenha se mantido fechado para os atletas do time, continuou sendo utilizado normalmente por outros estudantes durante todo o período. Além disso, os alunos do time de Carter não são reais. Com exceção do seu filho Damien, que realmente estudou e participou da equipe, todos os demais estudantes não existiriam de fato, mas tiveram seus nomes e situações criadas para a história.

Por onde anda o treinador Carter atualmente?

Coach Carter
Ex-treinador segue firme em sua filosofia - Imagem/Reprodução

Após tantas polêmicas, Carter deixaria as quadras e se dedicaria ao ativismo educacional, fazendo palestras e rodando o país contando um pouco de sua história. O ex-treinador também escreveu dois livros, onde explora parte de sua biografia e ajuda outras pessoas com conselhos para o dia a dia. Em 2009, Carter também fundou sua própria instituição de ensino, a Coach Carter Impact Academy, responsável por atender mais de 150 alunos de ensino médio no Texas.

Além disso, o famoso treinador também é dono e Prime Time Publishing e da Prime Time Sports Marketing, empresas responsáveis por oferecer serviços de marketing esportivo. Ao que parece, mesmo longe das quadras, a visão de Ken Carter segue sendo reforçada, com empresas, livros e, é claro, um filme esportivo, levando sua mensagem de ensino para cada canto do globo – um feito e tanto para qualquer profissional que se preze.