O diretor de Oppenheimer e Batman Begins, Christopher Nolan, finalmente respondeu aos comentários de Robert Downey Jr. acerca de sua não escalação para o longa do Cavaleiro das Trevas, ainda em 2005, e deixou claro nunca ter imaginado o ator entre os nomes para o seu famoso filme de super herói.

Não faz muito tempo que Downey Jr. surpreendeu a todos ao revelar sua tentativa frustrada de fazer parte da clássica trilogia do Homem-Morcego com o vilão Espantalho, e como o jantar de negócios com o próprio cineasta jogou um balde de água fria nesse inesperado desejo. Agora, quase 20 anos depois do primeiro encontro, as duas estrelas finalmente tocaram no assunto, com a conversa esclarecendo de uma vez por todas à opinião de Nolan naquela época.

Christopher Nolan fala sobre jantar com Robert Downey Jr.

Robert Downey Jr.
Robert Downey Jr. em "Capitão América: Guerra Civil" (2016) - Marvel Studios/Divulgação

Em um bate-papo revelador ao lado do ator para o The New York Times, Nolan justificou sua escolha, deixando claro sempre ter admirado o trabalho de Downey Jr, mas que as contantes polêmicas envolvendo seu nome o fizeram pensar duas vezes na hora de escalar o astro para o papel.

“Eu sabia 100 por cento que você não era o cara. Na minha cabeça isso já estava lançado. Mas eu sempre quis conhecer você. Eu era um grande admirador seu e, portanto, egoisticamente, só queria participar da reunião. Mas eu também tinha um pouco de medo de você, sabe. Eu tinha ouvido todo tipo de histórias sobre como você era louco. Foi apenas alguns anos depois da última daquelas histórias que surgiram sobre você.”

Vale lembra que na época o ator vinha se reestabelecendo em sua carreira como artista, logo após ter ficado mais de um ano preso em 1999 por conta dos seus problemas com o abuso de drogas – e de onde só seria liberado no final do próximo ano, quando pagou fiança por sua liberdade.

Felizmente, apenas 3 anos depois do seu encontro insatisfatório com o diretor de Batman Begins, Downey Jr. encontraria finalmente alguém disposto a apostar em seu talento, com o ator dando vida ao Homem de Ferro da Marvel Studios, onde sua frutífera – e rentável – parceria com a empresa.

No fim, Robert Downey Jr. e Christopher Nolan teriam a oportunidade de trabalhar juntos em Oppenheimer, com o eterno Homem de Ferro fazendo às vezes de Lewis Strauss, um oficial naval e líder da Comissão de Energia Atômica dos Estados Unidos.

Oppenheimer está disponível para aluguel nas principais plataformas de streaming. Já a trilogia do Cavaleiro das Trevas de Nolan pode ser vista no HBO Max.