Não é segredo que a 14ª temporada de Blue Bloods deve ser a última, mas será que uma continuação está de fato descartada? Estrelada por Tom Selleck no papel do patriarca da família Reagan, a saga dos policiais nova-iorquinos tem sido um sucesso ao longo dos anos, com 14 temporadas e quase 300 episódios não nos deixando mentir. Infelizmente, nada disso impediu que a emissora estadunidense CBS cancelasse o programa, em meio a comentários contrários de fãs e dos próprios atores.

Tudo isso, é claro, não significa que o sonho de uma continuação tenha sido descartado, uma vez que a emissora já confirmou que uma série spin-off com Danny Reagan (Donnie Wahlberg) está em desenvolvimento. No entanto, o elenco deve ser significativamente modificado para a nova produção, que sequer se passará em Nova York. Por isso, uma nova temporada de Blue Bloods segue sendo esperada, mas até que ponto esse é um sonho possível? Para entender se uma nova temporada ainda pode acontecer, é preciso primeiro compreender por que ela foi cancelada – e no caso de Blue Bloods, isso obviamente envolve dinheiro (muito dinheiro).

Por que Blue Bloods foi cancelado?

Mesmo na 14ª temporada, Blue Bloods mantém números regulares de audiência a pelo menos uma década, elencando entre as séries mais assistidas entre as emissoras estadunidenses. Apesar disso, os bons resultados não foram o suficiente para que uma nova temporada fosse produzida, muito graças aos custos elevados envolvendo a produção de um novo capítulo. Além do alto valor envolvendo a locação dos cenários, o elenco de Blue Bloods é praticamente o mesmo desde o episódio piloto da série, o que significa que seus atores recebem salários significativamente maiores que qualquer outro programa de menor duração.

Para se ter uma ideia, para que a 14ª temporada fosse produzida, a CBS precisou renegociar salários e emitir reduções para muitas de suas estrelas contratadas, com cortes que chegavam aos 25% [via Economic Times]. Como os atores estavam de fato interessados em manter o programa no ar, a redução foi aceita e garantiu que uma nova temporada fosse produzida – mas não foi o bastante para que a série permanecesse na emissora. Além disso, embora a audiência siga elevada, ela ainda é significativamente menor do que a apresentada nas primeiras temporadas, e é definitivamente mais custosa para ser produzida quando comparada ao programa de estreia (uma combinação que não costuma dar certo).

O cancelamento de Blue Bloods ainda pode ser “cancelado”?

Por mais improvável que possa parecer, desfazer um cancelamento não é algo inédito na CBS. Recentemente, SWAT foi renovada para a 8ª temporada após ser cancelada pela emissora, ganhando uma sobrevida inesperada para o programa. Considerando que o show foi cancelado outras duas vezes pela CBS, não parece impossível que Blue Bloods possa ter seu final revogado e retorne para uma sequência.

Apesar disso, mudanças de última hora são extremamente raras em qualquer emissora, incluindo na CBS, com cancelamentos geralmente indicando um final definitivo para o programa. Por maior que possa ser o interesse do público, problemas financeiros e números menores de audiência quase sempre são uma combinação fatal na indústria, que não costuma dar segundas chances. Embora SWAT tenha burlado essa regra, ela não escapou do seu destino pra sempre, sendo oficialmente cancelada no início do ano pela emissora. Considerando os bons números de Blue Bloods, no entanto, não é impossível que algo assim aconteça.

Blue Bloods pode ser adquirido por uma plataforma de streaming

O mundo do entretenimento pode não ser muito apegado às suas produções (principalmente quando elas começam a dar prejuízo), mas há sempre alguém de olho na grama no vizinho disposto a assumir alguns riscos. De Brooklyn Nine-Nine a Criminal Minds e o reboot de Magnum P.I. (também da CBS), a TV está cheia de exemplos de séries canceladas que ganharam uma sobrevida em uma nova emissora, muitas vezes levando todo o seu elenco com ela.

Considerando que a prática é comum até mesmo em Hollywood, não parece impossível que Blue Bloods pudesse retornar sobre uma nova emissora, principalmente quando levamos em conta o desejo dos próprios atores em continuar essa história. Apesar disso – e dos pedidos incessantes para que algo assim aconteça –, é improvável que a série vá parar em outro canal, uma vez que a CBS já está trabalhando em um spin-off relacionado à franquia.

Diferentemente de outras séries que foram canceladas exclusivamente pela baixa audiência, a saga dos agentes novaiorquinos não enfrentou esse tipo problema, sendo encerrada com bons números e um público fiel ao seu lado. Nesse contexto, continuar a história sob um novo título parece uma boa estratégia para a CBS, que pode reduzir os custos envolvendo o elenco enquanto mantém o interesse conquistado pelo antigo projeto. Considerando que vender Blue Bloods para outro canal em nada ajudaria nessa abordagem, é improvável que algo assim de fato aconteça – ao menos enquanto o spin-off estiver no ar.