O momento pode não ser dos melhores para os filmes de super-heróis, mas para Paul Dano, responsável por viver o vilão Charada em Batman, isso pode não ser tão ruim. Falando ao The Independent, o ator comentou a queda de interesse do público para o gênero, e como isso deve afetar novas produções daqui pra frente.

Vale lembrar que o último ano se mostrou bem diferente do lucrativo passado recente das empresas de super-heróis, com a Marvel e a DC vendo o entusiasmo dos seus fãs diminuindo junto com suas bilheterias – mesmo com títulos antes bilionários voltando às telonas, como As Marvels e Aquaman 2. Dano, no entanto, ainda consegue ver com bons olhos o novo movimento, se mostrando esperançoso com o futuro dos heróis nos cinemas.

Paul Dano fala sobre fadiga dos filmes de super-heróis

Batman
Robert Pattinson e Jeffrey Wright em "Batman" (2022) - Warner Bros./Divulgação

Na conversa, o ator falou sobre o atual momento das franquias de heróis, e como acredita que essa pode ser uma boa oportunidade para que novas mudanças aconteçam. Segundo Dano, bons filmes do gênero devem começar a surgir agora que o interesse dos fãs se mostrou mais seletivo, definindo a atual situação como “bem-vinda”.

“É um momento interessante onde todo mundo tem que pensar, ‘Ok, e agora?’ Esperançosamente, a partir disso, alguém dará nova vida aos [filmes de quadrinhos] ou algo mais florescerá que não sejam super-heróis. Tenho certeza de que ainda haverá alguns bons por vir, mas acho que é um momento bem-vindo.”

O artista ainda pontuou como a escolha por quantidade em vez de qualidade teve forte influência nos resultados abaixo das expectativas dos últimos anos, e como sempre considerou essa uma péssima ideia de negócio – tanto para o público como para os artistas.

“Assim que a palavra ‘conteúdo’ entrou naquilo que fazemos”, disse Dano, “ela significou quantidade em vez de qualidade, o que considero um grande erro. E certamente não preciso disso como espectador ou como artista.”, concluiu o ator.

Responsável por levar o vilão Charada às telonas em 2022, Dano ainda não foi confirmado para a aguardada sequência de Batman 2, que, além de Robert Pattinson (Crepúsculo) e Jeffrey Wright (Ficção Americana), como o personagem-título e comissário Gordon, respectivamente, não teve novos nomes divulgados.

Batman 2 tem previsão de estreia para 3 de outubro de 2025. Já o primeiro longa do Homem-Morcego pode ser visto na Max (antigo HBO Max).