Não é segredo que Anjos da Noite sempre foi um ponto fora da curva dentro de Hollywood. Em meio a onda de adaptações e refilmagens de franquias já consagradas, uma saga que nasceu e viveu exclusivamente nos cinemas parece algo difícil de se conceber – e talvez por isso a ausência de uma continuação faça tanta falta ao público.
Com o último lançamento ocorrendo em novembro de 2016, Anjos da Noite: Guerras de Sangue marcaria um intervalo de quase uma década sem continuações, e levaria o público a se perguntar se essa famosa franquia poderia ter chegado ao fim. Mas seria realmente esse o caso?
Continuação de Anjos da Noite ainda pode acontecer
Embora quase uma década sem continuações coloque até mesmo o mais otimista dos fãs em dúvida, uma sequência para Anjos da Noite nunca foi descartada. Na época, quando o quinto capítulo ainda era uma novidade e Kate Beckinsale fazia suas turnês para a divulgação do longa, conversas sobre um sexto filme seriam levantadas, e a protagonista não descartaria a possibilidade. Falando ao We Got This Covered em janeiro de 2017, a atriz se diria aberta a uma nova continuação para a franquia, mas justificaria a necessidade de haver um bom roteiro e o interesse dos fãs pelo novo projeto.
“Nós sempre pensamos filme por filme. Só [participaria de uma continuação] se tivermos público para isso, porque nós não queremos apenas jogar mais filmes no ventilador. Eu nunca fechei contrato para o papel antes de ver o roteiro. Isso realmente depende dos rumos que a história tomar”
Ainda que não esteja muito claro por que a ideia acabou nunca saindo do papel, é provável que a recepção abaixo das expectativas e as críticas mistas possam ter influenciando nessa decisão, com a modesta bagatela de US$ 81 milhões arrecadados se mostrando a pior arrecadação de toda a franquia até então (bem diferente dos US$ 160 milhões arrecadados do longa anterior).
Embora o interesse dos fãs brasileiros não pareça ter diminuído em nada do lado de cá da América, a verdade é que o mesmo não pode ser dito para o restante do ocidente, com a diminuição do interesse do público europeu (e até mesmo dos próprios americanos) parecendo uma justificativa mais do que plausível para toda a demora e receio envolvendo um novo projeto.
Qual seria a história de Anjos da Noite 6?
Apesar da falta de informações, não parece absurdo imaginar que a baixa aceitação do público e a diminuição de bilheteria envolvendo o último projeto da saga seriam suficientes para mexer com toda a estabilidade da franquia, com a onda de publicações entrando em seu maior recesso desde o início do desenvolvimento do projeto ainda em 2003. Caso optassem por seguir com a saga numerada, uma das decisões teorizadas desde o quarto longa da franquia envolvia justamente a renovação e substituição (ou diminuição) do papel de Selene na saga, com uma passagem de bastão para sua filha Eve (India Eisley) parecendo uma forma segura de renovar a história e manter o material original intacto.
Outra possibilidade partiria da própria protagonista da franquia, Kate Beckinsale, que não escondeu seu interesse em dividir os holofotes com um conhecido vampiro da sétima arte: Blade. Na época, a atriz admitiria estar interessada na combinação, mas que o estúdio responsável pelo famoso herói não demonstrou ter ficado muito animado com a ideia, com os planos da Marvel e um filme solo do personagem se mostrando uma barreira impossível de ser superada.
“Eu realmente adoraria que eles fizessem uma mistura de Anjos da Noite e Blade. Que dupla seria! Eu definitivamente faria isso, mas acho que eles só queriam reiniciar Blade sozinho, então não fizeram.”
Embora curiosa, a colaboração iria na onda das participações especiais já características da dona Marvel e seus heróis, com a ligação entre os dois universos não sendo algo lá muito difícil de ser explicado com o multiverso batendo à porta. A decisão, é claro, reviveria a franquia de Selene, mas não teria muito o que oferecer em troca, com um filme solo do personagem vampiresco dificilmente precisando de alguma ajuda externa para levar o público ao cinema (mesmo que o momento do estúdio não seja dos melhores).
Outra continuação para a franquia já foi confirmada
Apesar do mistério envolvendo o futuro da saga, planos para uma continuação já foram confirmados pelo diretor Len Wiseman ao Entertainment Weekly, que embora não tocasse no assunto de um sexto filme para a franquia, revelaria já estar trabalhando em uma série de Anjos da Noite para o streaming. O teor dessa produção, ou até mesmo o andamento do projeto, no entanto, não ganhariam detalhes.
“Há um novo estilo que está em andamento. Não posso falar sobre isso, mas há um futuro para Anjos da Noite com toda certeza. [É sobre a série] que estou me referindo”
Vale lembrar que o projeto não é algo necessariamente novo nessa história, com rumores sobre uma suposta série da franquia ganhando a internet desde 2016. Felizmente, nem mesmo a baixa bilheteria e quase uma década sem continuações foram suficientes para diminuir o ânimo de nosso incansável diretor, que parece realmente interessado em continuar essa aventura – algo que todos os fãs só podem agradecer.