Astro das Sessões da Tarde, Adam Sandler pode até estar entre os favoritos de muitos fãs aqui no Brasil, mas o mesmo parece não acontecer lá fora. Alvo de críticas pouco amistosas por suas produções para o cinema, Sandler é frequentemente ridicularizado e colocado entre os piores atores de Hollywood, principalmente nas terras do próprio Tio Sam.

Com sucessos como Click, Gente Grande e o clássico Como se Fosse a Primeira Vez, pode parecer estranho que o ator acabe sendo alvo frequente dessas piadas, principalmente com outros comediantes produzindo filmes semelhantes ao de nosso comediante – e não sendo tão duramente criticados por isso. Mas por que Adam Sandler é tão odiado, afinal?

Por que Adam Sandler é tão criticado?

Adam Sandler e Chris Rock correndo indignados e de braços abertos
Adam Sandler e Chris Rock em "Gente Grande 2" (2013) - Happy Madison/Reprodução

Ainda que ninguém pareça discordar do sucesso do ator, a verdade é que não faltariam filmes questionáveis em sua carreira, com muitos dos seus personagens frequentemente tendo seus trejeitos reaproveitados e personalidades difíceis de se distinguirem entre uma produção e outra. Quando comparados a outros atores, Sandler muitas vezes pode parecer um ator menos esforçado em seu serviço, com lançamentos medianos e de pouco apelo crítico sendo um prato cheio para as críticas dos especialistas.

Além disso, Sandler está frequentemente entre os atores mais bem pagos de Hollywood, aumentando sua visibilidade e, consequentemente, as críticas em torno de suas produções. Essa também seria a razão para outros comediantes, como Rob Schneider e Kevin James, que também trabalhariam com o ator, produzirem filmes igualmente questionáveis mas enfrentarem críticas menos incisivas em seus lançamentos.

O aparente descaso com suas produções, os personagens de personalidade semelhantes e os filmes de baixo apelo crítico, seriam as principais razões para os comentários negativos ao artista, além de sua fama e salário acentuado aumentarem ainda mais os holofotes em torno do comediante. Uma combinação que tornaria do ator uma das personalidades mais criticadas de Hollywood.

Lançamentos recentes do ator contrariariam críticas (mas também as confirmariam)

Adam Sandler em um cenário escuro e iluminado por um abajur
Adam Sandler como Stanley Beren em "Arremessando Alto" (2022) - Netflix/Reprodução

Ao longo de sua parceira com a Netflix, Sandler teria algumas oportunidades para desfazer parte dessas críticas referentes a sua atuação, com os longas de Joias Brutas (2020) e Arremessando Alto (2022), ambos lançados pela plataforma de streaming, não apenas trazendo um lado mais dramático do artista, como ainda angariando boas críticas do público e dos próprios especialistas.

Os lançamentos, no entanto, também comprovariam algumas das questões levantadas pela crítica ao longo dos anos, e como as habilidades de atuação do astro não estariam sendo bem aproveitadas na maioria de suas produções para as telas. Ainda que Sandler já tenha deixado claro mais de uma vez não estar interessado na opinião dos críticos, o fato de nosso comediante mostrar tanta competência em outros projetos dramáticos parece corroborar com a ideia de que ainda haveria espaço para o artista em outros trabalhos mais expressivos em sua carreira – mesmo que para isso a comédia tivesse que ser deixada um pouco de lado.

Embora em sua parceria com o streaming vermelho não faltassem oportunidades para vermos um pouco mais desse lado, ninguém parece discordar que ver o ator explorando mais de suas vertentes dramáticas têm se mostrado uma grata surpresa nos últimos anos – e que, definitivamente, vem angariando bons resultados para o ator.

Apesar das críticas, ator teria o maior salário de 2023

Adam Sandler e Jennifer Aniston bebendo champanhe em Mistérios em Paris
Adam Sandler e Jennifer Aniston em "Mistérios em Paris" (2023) - Netflix/Reprodução

Graças a sua parceria com a Netflix, Sandler conquistaria o posto de maior salário de Hollywood no ano passado, e não precisaria lançar um único filme nos cinemas para isso. Com a maioria de suas produções presentes no catálogo do streaming (e elas fazendo parte da Happy Madison Productions da qual Sandler é proprietário), permitiriam que o ator mantivesse um contrato vantajoso com a plataforma de vídeos sobre demanda, e ficasse a frente de artistas como Tom Cruise e Margot Robbie naquele ano – mesmo com os lançamentos de Barbie e Missão Impossível 7.

Como já explicou em mais de uma oportunidade, Sandler segue priorizando bons momentos ao lado de sua família e amigos antes de qualquer premiação ou críticas que possa receber, com muitos dos seus filmes mais leves permitindo o ator não apenas se reunir com os colegas enquanto grava suas produções, mas ainda passar uns bons momentos com a própria família do lado – algo que ninguém parece poder julgá-lo.