Lançado em outubro de 2012, Chicago Fire se tornou um dos carros-chefe da NBC, com o sucesso de audiência levando a uma série de spin-offs na emissora. Ao todo, outras quatro séries já fizeram ao menos uma colaboração com a saga, com três delas fazendo parte do universo conhecido como One Chicago. Com direito a policiais, médicos e advogados, os spin-offs garantiram o seu espaço, conquistando um novo público e expandindo o famoso universo.

Atualmente, das quatro produções de Chicago, apenas uma chegou ao fim, com as outras três ultrapassando a marca das 10 temporadas. Pensando nisso, decidimos reunir todas essas séries em um só lugar, para você conhecer (ou relembrar) cada uma delas. As séries estão na ordem de lançamento.

Chicago P.D. (2014)

Os atores Marina Squerciati e Patrick John Flueger na série Chicago P.D.
Marina Squerciati (Kim Burgess) e Patrick John Flueger (Adam Ruzek) em "Chicago P.D." (2014) - NBC/Reprodução

Lançado em janeiro de 2014, Chicago P.D. foi o primeiro spin-off da franquia Chicago e, assim como a série dos bombeiros, segue um grupo de combatentes que defende a cidade de ameaças – desta vez como policiais. A saga acompanha os protagonistas Hank Voight (Jason Beghe), Adam Ruzek (Patrick John Flueger), LaRoyce Hawkins (Kevin Atwater) e Kim Burgess (Marina Squerciati), do 21º Distrito, em sua atuação contra os crimes locais.

Mostrando os percalços dos combatentes do crime, a saga se tornou um dos grandes sucessos da NBC e, aproveitando a onda das séries policias, elencou entre as principais produções da emissora. Atualmente, o seriado está em sua 13ª temporada, com uma continuação devendo ser produzida para o próximo ano. Dos 3 spin-offs da franquia Chicago, P.D. é o que contém mais episódios.

Chicago Med (2015)

O ator Dominic Rains em Chicago Med
Dominic Rains como o personagem Crockett Marcel em "Chicago Med" (2015) - NBC/Reprodução

Com o sucesso de Chicago Fire e à aprovação do público para Chicago P.D., um segundo spin-off era questão de tempo – e foi o que aconteceu em novembro de 2015. Lançado um ano depois da saga dos policiais, Chicago Med repetiu a fórmula da NBC, e levou um grupo de médicos e enfermeiros aos desafios diários da profissão. A decisão se mostrou novamente um sucesso, com 10 temporadas sendo produzidas desde então.

A saga acompanha os protagonistas Daniel Charles (Oliver Platt), Sharon Goodwin (Sharon Epatha Merkerson), Maggie Lockwood (Marlyne Barrett) e Will Halstead (Nick Gehlfuss) durante seus percalços na emergência do Gaffney Chicago Medical Center. Acompanhando o sucesso de outras séries médicas famosas, como The Good Doctor e Grey’s Anatomy, não é surpresa que Chicago Med tenha conquistado seu espaço, principalmente com o universo em expansão da franquia.

Chicago Justice (2017)

Os atores Philip Winchester e Carl Weathers em Chicago Justice
Philip Winchester (Peter Stone) e Carl Weathers (Mark Jefferies) em "Chicago Justice" (2017) - NBC/Reprodução

Lançado em março de 2017 e encerrado em maio do mesmo ano, Chicago Justice é o terceiro e último spin-off da saga, e o único que foi cancelado pela NBC. A saga é um derivado de Chicago P.D., e fez sua estreia no episódio 23 da terceira temporada do spin-off. Ao contrário da série policial, a produção acompanha um grupo de promotores e investigadores do Ministério Público do Condado de Cook (onde Chicago está localizada), e mostra os desafios do mundo político.

Com apenas 13 episódios, o elenco inclui nomes como Philip Winchester e Jon Seda, que após o fim do seriado, migrariam para outras produções da franquia. Na época do cancelamento do projeto, Robert Greenblatt, então presidente da NBC, justificou o encerramento da franquia pela “falta de espaço” na grade e a similaridade com Lei e Ordem, outra série clássica da emissora (via Deadline). Chicago Justice, vale mencionar, apresentou médias de audiência menores que as de seus colegas de Chicago, algo que pode ter pesado na decisão de Greenblatt.

Lei & Ordem: Unidade de Vítimas Especiais (1999)

Mariska Hargitay e Ice-T em Lei e Ordem: Unidade de Vítimas Especiais
Mariska Hargitay (Olivia Benson) e Ice-T em (Fin Tutuola) em "Lei & Ordem: Unidade de Vítimas Especiais" (1999) - NBC/Reprodução

Saindo da onda dos spin-offs e indo para o mundo das curiosidades, a clássica série de investigação criminal Lei e Ordem: Unidade de Vítimas Especiais também faz parte do universo compartilhado de Chicago. Embora tenha sido lançada alguns anos antes, a série policial já fez algumas colaborações com a famosa franquia da NBC, com a primeira delas ocorrendo ainda em 2014 durante a segunda temporada de Chicago P.D.

Acontece que ambas as produções foram criadas e desenvolvidas pelo produtor Dick Wolf, responsável pelas sagas de FBI, Lei & Ordem e, é claro, a franquia Chicago. Graças a esse detalhe, os personagens de FBI também fazem parte do universo compartilhado de Chicago, uma vez que eles já apareceram em um crossover com a franquia dos anos 90. Embora o mesmo não tenha ocorrido entre FBI e Chicago, por se tratarem de emissoras diferentes, a ligação com Lei & Ordem acabou por situar as produções no mesmo universo.