Não é segredo que Huguinho, Zezinho e Luisinho são os sobrinhos travessos do Pato Donald, mas você já se perguntou quem são os verdadeiros pais dos famosos trigêmeos? Apresentados ainda nas HQs clássicas de Bob Karp, a origem dos irmãos nunca foi bem explicada, com sua história contando apenas uma curiosa pegadinha envolvendo um foguete e o pai dos garotos. A travessura, que envolveria arremessar o pai para o alto com a ajuda do objeto explosivo, não sairia bem como o planejado, e levaria o pato da família diretamente para o hospital.

A brincadeira, é claro, custaria caro, com a mãe dos meninos, e irmã de Donald, decidindo deixar os sobrinhos com o tio enquanto o pai se recuperava – mas acabou nunca retornando para buscá-los. Graças à situação curiosa, um suposto abandono sempre pairou sobre essa história, com Donald se tornando uma espécie de pai adotivo dos garotos. Mas por que tudo isso aconteceu, afinal?

Quem são os pais de Huguinho, Zezinho e Luisinho?

Pato Donald
A mãe dos trigêmeos, Dumbela Pato, explicaria sumiço repentino - Imagem/Reprodução

O mistério envolvendo o suposto abandono dos irmãos seria explicado somente mais tarde, durante a comemoração dos 80 anos de Pato Donald. Para marcar essa data, uma minibiografia do pato rabugento seria publicada na Holanda, e entre as principais histórias, uma contaria com a participação de ninguém menos que Dumbela Pato – a irmã de Donald e mãe de Huguinho, Zezinho e Luisinho. Nela, descobrimos o paradeiro nada comum da mãe dos irmãos, e a verdadeira razão para seu sumiço indeterminado ao longo dos últimos anos.

Acontece que Dumbela era, na verdade, uma astronauta, mas que acabou ficando presa na lua após uma missão espacial. O motivo pra lá de original também seria explorado nas telas, com o episódio 7 da segunda temporada de DuckTales: Os Caçadores de Aventuras. Nas duas situações, Dumbela segue a profissão incomum, e tem problemas semelhantes para a sua volta à Terra. Apesar disso, o paradeiro do pai dos irmãos ainda não foi explicado.

Diferentemente de Dumbela, que já contava até mesmo com uma pequena menção na árvore genealógica da família pato (desenhada pelo próprio Don Rosa), o pai dos gêmeos encrenqueiros foi o único personagem que teve seu rosto e nome omitidos pelo cartunista, que não daria grandes informações sobre o personagem. No entanto, em meio a onda de mães astronautas e avôs “quaquilionário” andando por aí, não seria muito difícil explicar esse sumiço duradouro do pato misterioso – principalmente agora que a família está tão próxima de se encontrar de novo.

O verdadeiro motivo pelo qual os sobrinhos de Donald foram “abandonados”

Pato Donald
"Abandonados" pelos pais, irmãos ganhariam o coração dos fãs - Imagem/Reprodução

Apesar da história do foguete envolvendo seu pai, Huguinho, Zezinho e Luisinho não foram abandonados, de fato. A verdade é que os personagens se tornaram figuras populares entre os quadrinhos da Disney, e por conta disso tiveram seu tempo com Donald prolongado. Caso a estreia dos meninos não fosse das melhores, é provável que as férias com o tio não durassem tanto tempo, e os sobrinhos já estivessem na casa dos pais a muito tempo.

Também por isso, o sumiço do pai dos meninos parece uma escolha puramente narrativa da empresa, já que sua volta poderia prejudicar a ligação paternal de Donald com os três irmãos. Ao longo de mais de 80 anos de história, Donald e os sobrinhos se tornaram praticamente uma marca do estúdio, com o formato desordeiro dos gêmeos em contraste com o pavio curto do tio funcionando há quase um século. Mudar isso, e adicionar um novo núcleo familiar, parece algo difícil de acontecer, mesmo que isso signifique deixar os irmãos sem ver o pai por mais um tempinho.