As animações não são conhecidas por seu realismo. Seja em um quartinho infantil repleto de brinquedos falantes, ou mesmo em um restaurante francês com um rato bom de cozinha, a verdade é que o cinema está cheio de exemplos criativos do descompromisso com a realidade, e isso nunca foi exatamente um problema até os dias de hoje. Mas seria também esse o caso da Flor Vivisteria de Elementos?

Apresentada no longa de 2023 da Pixar, a flor escarlate logo levantou dúvidas a respeito de sua veracidade no mundo real, principalmente por conta de suas excentricidades, aparentemente, improváveis. Na história, acompanhamos as aventuras da jovem Ember Lumen e seu sentimental amigo Wade Ripple, enquanto lidam com o preconceito e a busca pela misteriosa Flor de Vivisteria. Embora o filme não tenha alcançado os números esperados (cerca de U$ 497 milhões), a flor de elementos segue levantando perguntas, e aqui estão algumas respostas para as principais delas.

Qual a história da Flor Vivisteria em Elementos

A Flor Vivisteria em cartaz dentro do filme
Interesse de Ember desde o início do filme, flor tem papel importante no desenrolar da história - Pixar/Reprodução

A Flor Vivisteria é a flor mais importante do filme, sendo a única capaz de sobreviver aos quatro elementos, seja ele água, ar, terra ou fogo. A planta também é um interesse constante de Ember, atraída pela flor desde que era pequena. Quando ela e seus pais se mudaram para a cidade, Ember até tentou ver a planta de perto, mas teve seu desejo negado por outros habitantes locais, receosos de que eles pudessem destruir as flores com suas chamas.

Posteriormente, a estufa onde a Flor Vivisteria ficava acaba tomada pela água, supostamente impedindo que Ember pudesse vê-la outra vez. Felizmente, para a jovem elemento, sua amizade com Wade permitiu que ela superasse esse desafio, navegando com segurança dentro de uma bolha de ar. Após muita expectativa, Ember alcança seu objetivo, e vê a Flor Vivisteria pela primeira vez em sua vida.

Flor Vivisteria não existe na vida real

Ember e Wade no fundo da água cercada de flores Vivisterias
Apesar de semelhanças com a vida real, flor foi inventada para a animação - Pixar/Reprodução

Apesar de importante para o universo de Elementos, a Flor Vivisteria não é real, sendo criada pelos artistas da Disney como um símbolo de união dos quatro elementos. Para alcançar o resultado esperado, algumas flores do nosso dia a dia serviriam de inspiração para os desenhistas, incluindo espécies de orquídeas e sua capacidade de adaptação. Embora a espécie evidentemente não sobreviva ao fogo, ela ainda é capaz de resistir aos demais elementos, incluindo a água.

Conquanto algumas espécies de flor de fato precisem de fogo para florescer, como o cabelo-de-índio no cerrado brasileiro, nenhuma planta parece compartilhar todas as excentricidades da Flor Vivisteria juntas. Plantas como Lótus, e suas pétalas pontiagudas, assim como os Lírios do Nilo e sua resistência ao fogo, também carregam algumas semelhanças com a flor de Elementos – ainda que nada próximo do que a animação apresenta.

As flores Forever Susan e Vivisteria, respectivamente
O lírio asiático Forever Susan compartilha semelhanças com a Flor Vivisteria - Imagem/Reprodução

Já no quesito aparência, a Flor Vivisteria lembra muito os lírios asiáticos, mais especificamente o lírio asiático Forever Susan, com suas pétalas vermelhas arroxeadas e filamentos amarelados tornando as plantas praticamente idênticas. Embora o lírio não emita luz como a flor de Elementos, na natureza também é possível encontrar algumas espécies de plantas capazes de feitos semelhantes, como os fungos bioluminescentes Mycena chlorophos e Neonothopanus gardneri. Nos dois casos, no entanto, o brilho é de uma cor esverdeada, em contraste com o vermelho escarlate presente no longa da Disney.

O significado por trás da Flor Vivisteria explicado

Ember e Wade segurando o cristal da Flor Vivisteria
Flor Vivisteria é muito mais do que uma plantinha bonita - Pixar/Reprodução

Ainda que não seja real, a Flor Vivisteria tem uma importância simbólica em Elementos, sendo a responsável por representar a união dos quatro elementos no universo do filme. Essa é uma mensagem constante na animação, com Ember frequentemente presenciando e sendo alvo de preconceito devido ao seu elemento. Não à toa, a Flor Vivisteria é tão perseguida pela protagonista, interessada desde o começo em uma convivência harmoniosa com outros de sua espécie.

No fim, a flor aparentemente estranha não é apenas um objeto atraente que Ember está interessada, mas uma representação direta de força, resistência e da busca por aceitação – temas mais do que comuns para nossa protagonista. Talvez por isso, a Flor Vivisteria não apenas resistiria aos quatro elementos, mas se adaptaria e cresceria onde bem entendesse, superando barreiras e desafiando a expectativa estabelecida entre os habitantes da própria cidade. Algo que Ember sabe bem como é.