Não é segredo que as Tartarugas Ninjas são um sucesso de audiência, com sua própria franquia de jogos, desenhos e uma prestigiada série em quadrinhos apenas provando isso. Mas você já se perguntou o porquê do nome das famosas tartarugas? Não é novidade que Michelangelo, Donatello, Rafael e Leonardo tiveram seus nomes inspirados nos artistas renascentistas, mas a razão para isso nunca foi bem explicada.

Com tantos nomes famosos em meio a arte marcial, batizar as tartarugas com nomes de pintores renascentistas pode não fazer muito sentido, principalmente com figuras como Bruce Lee e Jackie Chan no auge de sua popularidade. Mas foi justamente pela estranheza da escolha que Kevin Eastman e Peter Laird, autores das primeiras HQs das tartarugas, decidiram que seria uma boa ideia nomear seus heróis com esses títulos curiosos – e isso faz todo sentido com a história.

Por que as Tartarugas Ninja ganharam nomes de artistas renascentistas?

As Tartarugas Ninja
Origem curiosa viria diretamente dos livros - Nickelodeon/Reprodução

Os nomes das tartarugas são uma piada dos autores. Antes que os primeiros quadrinhos chegassem às bancas e se tornassem o sucesso milionário que são hoje, Kevin e Peter começaram sua história sem pretensões, como uma forma de brincadeira numa sala de estar em que dividiam (via The Guardian). Como fã assumido de Bruce Lee, Kevin Eastman decidiu que seria uma boa ideia fazer uma piada com o lutador, e escolheu o animal mais improvável que considerou para isso. Segundo o autor, o nome para a franquia surgiria ainda aí, com a colaboração entre ele e Peter.

“[eu me perguntei:] ‘Se Bruce Lee fosse um animal, qual seria o animal mais bobo que ele seria?’ É uma piada óbvia: o artista marcial veloz seria uma tartaruga lenta. Então eu fiz um esboço que virou Michelangelo: uma tartaruga com uma máscara e nunchakus amarrados em seus braços. Peter riu. Eu desenhei um logotipo que dizia ‘Tartarugas Ninja’ e Peter acrescentou ‘Teenage Mutant’”.

Os nomes para os personagens surgiriam de forma igualmente despreocupada, ao pegar nomes de artistas renascentistas vistos em um livro sobre a história da arte. O autor revelaria inclusive que Donatello por muito pouco não se chamou Bernini (Gian Lorenzo Bernini), mas que por um conselho do amigo optou por outro escultor italiano. Embora não explicasse a razão exata pela decisão dos renascentistas, os nomes seguiriam o humor característico da obra, e certamente seriam melhor aceitos que outras figuras japonesas que pudessem ser usadas.

Origem para os nomes na história não seria tão simples

As Tartarugas Ninja
Mestre Splinter seria o responsável por batizar as tartarugas na história - Nickelodeon/Reprodução

Embora na vida real a origem para os nomes seja um tanto quanto simples, no universo das tartarugas as coisas seriam mais complicadas. Na história, Mestre Splinter é quem decide batizar os novos discípulos com os nomes dos artistas, e usa fontes de inspiração diferentes para isso. Embora nas primeiras versões não seja dito exatamente a origem dessa decisão, produções posteriores sugeririam um conhecimento da época em que ainda era humano.

Na série clássica de 1987, por exemplo, Splinter era apenas um humano conhecido como Hamato Yoshi antes de ser transformado pelo mutagênico. Quando foi exposto a substância, o artista marcial acabou ganhando a aparência do rato que conhecemos e encontrou as jovens tartarugas passando pelas mesmas transformações. Assim como manteve suas lembranças intactas ao ocorrido, ensinando até mesmo artes marciais ao quarteto, Splinter também parece ter mantido algum conhecimento artístico em sua memória, nomeando os novos discípulos com os nomes dos renascentistas.

Curiosamente, a origem para essa nomeação já ganhou até mesmo atributos misticos na história, com Splinter sendo não apenas a transformação de Hamato Yoshi, mas a própria reencarnação do lutador. De forma semelhante, os nomes para as tartarugas viriam de um conhecimento pregresso a mudança, com Splinter trazendo consigo alguma noção artística de sua antiga realidade. Uma última justificativa que parece homenagear as reais origens das tartarugas viriam dos filmes live-action dos personagens, que mostrariam nosso rato encontrando em um livro a inspiração para os nomes. Essa parece ser uma forma bastante semelhante ao dos criadores buscando inspirações nos livros, e um toque sutil de referência às origens reais dos personagens.

Escolha dos nomes tornariam os artistas renascentistas ainda mais famosos

As Tartarugas Ninja
Graças aos personagens, artistas italianos ficaram ainda mais populares - Nickelodeon/Reprodução

Apesar de divertida, a decisão de colocar o nome dos artistas renascentistas também ajudaria na popularização dos próprios italianos. Embora já fossem figuras conhecidas muito antes das nossas tartarugas, a associação com os personagens fariam com que os artistas chegassem ao público adolescente de uma forma mais descontraída que o habitual, permitindo com que fossem reconhecidos mesmo por aqueles que nunca haviam visto alguma das obras dos autores.

Graças a isso, nomes como Michelangelo di Lodovico, Donatello di Niccoló, Rafael Sanzio e até mesmo o próprio Leonardo da Vinci, alcançaram um novo espaço em meio a cultura popular e tiveram suas obras popularizadas entre os fãs das tartarugas mutantes sem que nenhum grande esforço precisasse ser feito pra isso – mesmo que acidentalmente.