Mais de 40 anos se passaram desde o primeiro filme, e é justamente dele uma das cenas mais lembradas pelos fãs da franquia. O que pouca gente sabe é que ela só aconteceu porque Ford estava passando por um momento um tanto quanto… inesperado. Durante as filmagens da Tunísia, quase todos que estavam envolvidos com o filme acabaram ficando doentes devido ao consumo de comida estragada. Harrison Ford não foi exceção, e assim como outros membros da equipe, acabou contraindo disenteria por intoxicação alimentar, obrigando Spielberg a arrumar um jeito de resolver a situação.

A cena em questão é a clássica luta entre Indy e o espadachim árabe. Na versão original, o arqueólogo entraria em uma luta incansável contra ele, naquilo que Spielberg descreveu como “a luta definitiva entre chicote e espada”, e terminaria com Indy derrotando seu inimigo em um açougue.

Toda sequência levaria cerca de dois dias de gravações e até chegou a ser ensaiada, com o ator e os figurantes treinando os movimentos durante a noite anterior à filmagem, mas não teve jeito, Ford não se sentia nada bem e precisaram pensar em outra forma de resolver o problema.

Em entrevista para o Entertainment Tonight, Ford explicou como chegaram a famosa solução: “Fui falar com Steven assim que cheguei e disse: ‘Steven, por que não atiramos nesse filho da p***?’ E Steven disse: ‘‘eu também estava pensando nisso!’”. Certamente a saída caiu como uma luva para Spielberg, que lutava contra o tempo e o orçamento apertado para concluir as filmagens.

Curiosamente, George Lucas não gostou tanto assim da ideia, sentindo-se convencido apenas quando o público teste ovacionou o momento.