Uma das sagas mais famosas dos sete mares, Piratas do Caribe se tornou um marco entre os filmes de aventura, com a história de Jack Sparrow se perpetuando no imaginário de uma geração de jovens e adultos. Baseado na atração homônima dos parques temáticos da Disney, a saga se tornou um dos principais sucessos da empresa, com 5 filmes lançados e uma sexta parcela a caminho.

Orlando Bloom fala sobre voltar a Piratas do Caribe: “Nunca diga nunca”
Intérprete de Will Turner em três dos cinco filmes da franquia, ator não nega voltar para uma continuação
Mas em meio a tantos lançamentos, pode ser difícil se encontrar nesse mundaréu de produções, principalmente quando levamos em conta a falta de numeração entre os títulos. Felizmente, a ordem cronológica dessa trama não é lá tão complicada, bastando assistir aos filmes conforme eles foram lançados. Para facilitar sua vida, preparamos uma lista organizando esses lançamentos, além de outras informações adicionais sobre o futuro da franquia.
Qual a ordem correta de Piratas do Caribe

O primeiro filme da franquia Piratas do Caribe (A Maldição do Pérola Negra) chegou aos cinemas em junho de 2003, após dois anos de especulações. Com o sucesso do longa, um segundo filme (O Baú da Morte) foi lançado em 2006, seguido por uma terceira parcela (No Fim do Mundo) ainda em 2007. Quatro anos depois, em maio de 2011, Piratas do Caribe ganhou uma nova sequência: Navegando em Águas Misteriosas, agora com Penélope Cruz no elenco. Em 2017, o quinto e último filme da franquia chegou às telonas, intitulado A Vingança de Salazar. Para quem está com intenção de maratoná-los, a ordem dos filmes Piratas do Caribe é a seguinte:
- Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra (2003)
- Piratas do Caribe: O Baú da Morte (2006)
- Piratas do Caribe: No Fim do Mundo (2007)
- Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas (2011)
- Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar (2017)
Vale lembrar que além dos filmes, a saga também possui um curta de 2011 intitulado Piratas do Caribe: Tales of the Code: Wedlocked. A história acontece antes do primeiro filme, sendo uma prequela da saga com nomes conhecidos dos fãs (incluindo o próprio Jack Sparrow). A produção, que conta com cerca de 8 minutos, teve uma distribuição limitada em blu-ray, mas pode ser encontrada gratuitamente na internet. Atualmente, o curta não está disponível em nenhum serviço por assinatura.
Onde assistir a franquia Piratas do Caribe?

Atualmente, a franquia Piratas do Caribe está disponível somente no serviço de streaming do Disney+, não sendo possível encontrá-la em outras plataformas por assinatura. Para quem procura por novas opções, no entanto, também é possível adquirir as mídias físicas da série, por preços que variam de 30 a 150 reais. No momento em que este artigo foi escrito, o serviço de streaming da Disney possui planos que vão de R$ 27,99 a R$ 66,90 por mês.

Os 20 melhores filmes do Disney+ para assistir em 2025
De clássicos que nunca saem de moda até os lançamentos mais recentes da plataforma, confira os melhores filmes disponíveis no Disney+
Piratas do Caribe vai ter continuação?

O sexto filme da franquia Piratas do Caribe já foi anunciado, mas não deve contar com seu principal ator. Ao que se sabe, Johnny Depp, responsável por viver o pirata Jack Sparrow na saga, deve ficar de fora da continuação. Em 2020, o ator perdeu um processo de difamação envolvendo sua ex-esposa Amber Heard, após denúncias de abuso físico e mental. No período, Depp foi demitido pela Warner de Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore (2022), e impedido, segundo o próprio ator, de interpretar o pirata da Disney. Em 2022, Depp ganhou um processo contra Heard em terras americanas, mas a relação com os estúdios parece ter se mantido abalada.
Falando sobre o desenvolvimento do filme, Jerry Bruckheimer, produtor da franquia dos piratas, admitiu ao ScreenRant que pretende trazer “alguns atores de volta”, embora não definisse quem exatamente pudesse retornar. Segundo o The Hollywood Reporter, uma possível aparição de Margot Robbie na saga também teria sido planejada, mas as conversas não iriam adiante. Atualmente, o sexto filme da franquia Piratas do Caribe segue na fase de planejamento, sem uma data de estreia definida.