Com 12 temporadas e 279 episódios, todos os personagens de Big Bang Theory deveriam ser rostos familiares para o público, mas a verdade é que as coisas não são bem assim. Um exemplo disso é a autoritária e misteriosa mãe do Howard, Sra. Wolowitz, que embora fosse frequentemente ouvida pelos corredores do prédio dos nossos protagonistas, nunca deu o ar da graça para que pudéssemos conhecê-la.
Considerando o quão controladora a mãe de Howard se mostrou ao longo das temporadas, pode parecer estranho que alguém com os traços da Sra. Wolowitz tenha ficado tanto tempo longe das telas – principalmente depois que descobriu sobre o relacionamento do único filho. Apesar disso, existem bons motivos para que a personagem nunca tenha dado as caras na produção, por mais excêntrica que essa decisão possa parecer.
A Sra. Wolowitz não aparece por conta de uma tradição antiga da televisão

Descrita como uma senhora obesa, que usa peruca e abusa na maquiagem para esconder um curioso problema envolvendo pelos faciais, a Sra. Wolowitz não é bem o rosto mais belo da vizinhança, mas não foi a falta de apelo estético que a impediu de aparecer. Na verdade, a personagem só permaneceu de fora porque os roteiristas queriam replicar uma antiga fórmula da TV, onde vozes marcantes eram frequentemente usadas sem jamais mostrarem o seu rosto [via The Plain Dealer].
Isso pode ser visto desde personagens mais antigos como Carlton e Charlie nas séries Rhoda (1974) e As Panteras (1976), até produções mais recentes como Suits (2011) e sua misteriosa funcionária do 46º andar. Em todos os casos, a intenção é praticamente a mesma: instigar o interesse do público enquanto brinca com sua imaginação, criando personagens memoráveis sem nunca precisar mostrá-los. Considerando o quão famosa a Sra. Wolowitz se tornou, a decisão parece ter se mostrado um acerto dos produtores.
Quem é a voz original (e quem é a dubladora brasileira) da Sra. Wolowitz no seriado

Na vida real, a Sra. Wolowitz foi interpretada pela atriz e dubladora americana, Carol Ann. Além de ser responsável pela voz da mãe do Howard no seriado, a atriz também era considerada pelo showrunner de Big Bang Theory, Steve Molaro, como o rosto da Sra. Wolowitz no programa, por mais que ela “não tivesse o tamanho” que eles imaginavam para a personagem [via The Hollywood Reporter].
No Brasil, a personagem foi dublada pela carioca Nádia Carvalho na primeira temporada e por Vânia Alexandre nas temporadas seguintes. Enquanto Nádia é conhecida por ser a voz da personagem Edna em Os Incríveis, Vânia é a dubladora de Maria Busão em Carros 3 e Grace Mallory na primeira temporada de The Boys.
A Sra. Wolowitz deixar o programa não fazia parte do planejado

Na oitava temporada, no 15º episódio, a Sra. Wolowitz teve sua morte anunciada em uma ligação telefônica para Howard. Embora no contexto da série o momento pudesse parecer estranho, isso só aconteceu por que a intérprete da personagem, Carol Ann, também havia falecido em 2014. Como forma de homenageá-la e não colocar outra atriz para fazer o papel, os criadores optaram por dar o mesmo destino para a mãe de Howard, encerrando sua participação de forma definitiva no seriado.
O episódio se tornaria um dos momentos mais marcantes da franquia, com os atores sofrendo situações relativamente semelhantes aos dos seus personagens. Como última homenagem dos criadores, uma foto de Carol Ann seria colocada na geladeira da cozinha onde Leonard e Sheldon viviam, permanecendo ali até o final da última temporada. Por mais que o detalhe passe despercebido em frente às câmeras, a decisão de deixar o rosto da atriz em um local onde todos pudessem ver parece uma conclusão satisfatória para essa história, principalmente após quase uma década de anonimato envolvendo a sua personagem.