O action horror foi talvez um dos mais populares gêneros do início dos anos 2000, e não foram poucos os estúdios que se aproveitaram disso para criar suas franquias. Pergunte a qualquer adulto que viveu esse período e você provavelmente vai ouvir alguma coisa sobre Anjos da Noite, Blade e Resident Evil, mas você sabia que todos esses projetos quase estiveram juntos em um crossover?
O ponto em comum entre eles foi justamente Anjos da Noite, que pretendia fazer um filme em conjunto com seus colegas do horror. Embora curiosa, a combinação não é de todo estranha, principalmente quando levamos em consideração as altas bilheterias envolvendo esses projetos. Além disso, uma esquecida união entre a vampira Selene e Frankenstein também estava sendo planejada, com conversas sugerindo um crossover ao estilo dos heróis da Marvel. Infelizmente, diferentes motivos fizeram com que os projetos não fossem adiante, por mais interessantes que alguns deles pudessem parecer. E aqui está tudo o que restou sobre eles.
Crossover entre Anjos da Noite e Resident Evil foi cogitado por produtor

Um pouco menos de uma década atrás, quando Resident Evil e Anjos da Noite concluíam suas respectivas franquias, um crossover entre as protagonistas Selene e Alice começou a ser cogitado, com David Kern, produtor da saga Underworld, falando sobre a possível colaboração (via Bloody Disgusting). De acordo com ele, a ideia só não foi adiante porque era mais “vantajoso comercialmente” manter as histórias separadas e “vender dois ingressos”.
“Eu estava tomando umas cervejas com um amigo outro dia que trabalha nesses filmes e ele tocou no assunto. Ele disse que seria muito inteligente. Mas aí você se pergunta: todos os fãs de ‘Resident Evil’ também são fãs de ‘Underworld’, eu acho. Nesse ponto, você está perdendo filme e conteúdo por… você pode conseguir um filme estrear em uma data, seis meses depois você consegue outro e já tem dois ingressos vendidos, enquanto se você fizer uma coisa combinada…”
Curiosamente, as franquias produzidas pela Screen Gems possuem algumas similaridades interessantes entre si, incluindo o mesmo estúdio, protagonistas praticamente imortais e ameaças geneticamente modificadas. Não apenas isso, os dois projetos tiveram suas histórias supostamente encerradas em 2016, com um crossover entre as heroínas podendo ter dado um ar de novidade para as produções. Em 2012, Paul W.S. Anderson, diretor da franquia Resident Evil e marido de Milla Jovovich (protagonista da saga), chegaria a comentar o assunto, mas se mostraria inseguro quanto à possibilidade: “É mais complicado porque a Capcom é dona de ‘Resident Evil’ e a Sony financia os filmes, mas não são donos” (Via CoomingSoon). Algo que parece ter pesado no fim.
Kate Beckinsale queria um crossover com Selene e Blade

Se um crossover entre Resident Evil e Anjos da Noite já foi cogitado, um filme com o caçador de vampiros Blade não poderia ficar de fora. A ideia, que juntaria Selene e o meio-vampiro Eric Brooks (conhecido popularmente como Blade), surgiu pela primeira vez em 2016, durante um bate-papo com a atriz Kate Beckinsale na Comic-Con de Nova York (via Coomic Book). Na época, a atriz diria apenas que a ideia não teria ido adiante, com a Marvel supostamente estando trabalhando em um projeto próprio para o personagem. Mais tarde, em julho de 2021, a intérprete de Selene voltaria a tocar no assunto, admitindo que o crossover com o Blade ainda não havia sido superado (via Variety).
“Eu realmente queria que elas fizessem uma mistura de ‘Underworld‘ e ‘Blade‘. Que dupla seria essa. Eu definitivamente faria isso, mas acho que elas só queriam reiniciar ‘Blade‘ como ‘Blade‘, então não foram em frente.”
O filme em questão seria apresentado na Comic-Con de 2019, quando o meio-vampiro da Marvel foi anunciado com um filme próprio. O projeto, vale lembrar, sofreria com algumas polêmicas durante o desenvolvimento, incluindo a perda de diretores e mudanças constantes no roteiro. Apesar de ambicioso, ver os famosos vampiros dos anos 2000 atuando juntos (ou um contra o outro) seria um crossover e tanto para os fãs dos heróis, por mais que o interesse da Marvel pareça envolver outros planos.
Franquia Anjos da Noite e Frankenstein: Entre Anjos e Demônios quase teve um crossover

Segundo Grevioux [Via IAmRogue], um roteiro descartado ligando sua franquia de filmes Anjos da Noite e o longa Frankenstein: Entre Anjos e Demônios (também do diretor) havia sido planejado, com o conceito contando até mesmo com uma cena pós-créditos. De acordo com o cineasta, Selene e o protagonista de Frankenstein se encontrariam no final do longa para uma cena final, abrindo espaço para possíveis crossovers entre os universos. O diretor compararia a ideia as cenas pós-créditos da Marvel Studios, conhecida por suas ligações entre os heróis.
“Eu até estava pensando em um crossover entre as duas séries [‘Anjos da Noite’ e ‘Frankenstein’]. Aliás, um dos primeiros rascunhos que fiz… Sabe aquelas cenas pós-créditos que a Marvel Studios faz com seus filmes? Eu tinha uma com Adam [o ‘monstro’ de ‘Frankenstein’] e Selene. Mas [os produtores] não fizeram isso.”
Infelizmente, o longa de Grevioux se mostrou um fracasso de bilheteria, com críticas mistas e comentários pouco amistosos deixando qualquer possibilidade de um crossover de lado. Na época, quando o filme sequer havia chegado aos cinemas, o diretor já mostrava preocupação envolvendo a conexão entre os filmes, afirmando que o conceito era “confuso para os produtores” e que era uma mistura que podia “causar problemas”. De todo modo, o projeto curioso nunca saiu do papel.