Fevereiro começou com novidades para os fãs de cinema. Luca Guadagnino, diretor italiano conhecido por seus trabalhos em Rivais (2024) e Queer (2024), admitiu estar em negociação para adaptar um dos filmes não realizados de Stanley Kubrick. O projeto em questão é Aryan Papers, adaptação do livro Wartime Lies, de Louis Begley, e que quase foi dirigido pelo lendário cineasta americano.
Em entrevista para a Cura Magazine, Guadagnino comentou o assunto, e falou sobre os bastidores envolvendo o novo projeto. Segundo o diretor, a adaptação do livro de Louis Begley já estaria sendo trabalhada pelo cineasta, que até mesmo teria recebido as bênçãos dos familiares do antigo diretor.
“[Aryan Papers] é um projeto não realizado de Stanley Kubrick, uma adaptação do primeiro livro de Louis Begley, Wartime Lies, no qual trabalhei por um longo tempo para a Warner Bros., com a bênção do espólio de Kubrick e da sua própria família”.
Na época, Aryan Papers chegou a entrar em pré-produção, mas teve seu planejamento cancelado após A Lista de Schindler ganhar as telonas. Segundo noticiado, Kubrick teria desistido de seguir com o projeto devido as similaridades envolvendo às produção, que se passavam ambas no período do holocausto, e o tema depressivo envolvendo o longa (via Cinema Theque).
Vale lembrar que alguns anos antes, Kubrick também sofreria por problemas semelhantes envolvendo o lançamento de Nascido para Matar (1987), que apesar do sucesso de crítica, teria sua bilheteria ofuscada pelo lançamento de Platoon (1986), de Oliver Stone, ocorrido apenas um ano antes. A decisão faria com que Aryan Papers nunca saísse do papel, sendo posteriormente arquivado pela Warner e o famoso cineasta.
Essa não será a primeira vez de Luca Guadagnino em uma adaptação literária
Agora, mais de três décadas depois, o projeto pode estar finalmente a caminho, com um diretor renomado pronto para assumir o comando. Vale lembrar que Luca Guadagnino já é um nome conhecido no mundo das adaptações literárias, tendo levado Me Chame pelo Seu Nome, do escritor André Aciman, também para os cinemas. A adaptação renderia ao longa o Óscar de Melhor Roteiro Adaptado em 2018, além de uma indicação de Melhor Ator à Timothée Chalamet.
Wartime Lies, livro que servirá de base para Aryan Papers, acompanha a história semi-biográfica de Louis Begley e suas experiências como uma criança judia durante a Segunda Guerra Mundial. Ambientado na Polônia durante os anos de ocupação, a trama é narrada a partir das perspectivas do jovem escritor, e como ele conseguiu sobreviver em um período de extrema perseguição.
Atualmente, Guadagnino pode estar um pouco ocupado para iniciar o novo projeto, uma vez que também está envolvido com as produções de After the Hunt e o remake do clássico moderno, Psicopata Americano. Além disso, o diretor também está em meio a uma curiosa parceria com a própria Warner Bros., onde deve adaptar o herói de guerra da DC, Sargento Rock.
Até o momento, todos os projetos citados de Guadagnino ainda não possuem uma data de estreia definida.