A revolta contra as IAs ganhou um novo defensor. De acordo com a Variety, Nicolas Cage, o mais novo ganhador do prêmio de melhor ator do Saturn Awards, segue com um pé atrás quando o assunto é inteligência artificial – um tema que vem se tornando recorrente nos últimos meses.
Temeroso quanto ao assunto, Cage foi enfático durante seu discurso no Saturn Awards, levantando críticas ao uso de IA e a utilização desenfreada do mecanismo. Segundo o ator, a nova inteligência pode representar riscos à integridade da própria arte e a forma como se faz filmes, substituindo as verdadeiras motivações por interesses meramente financeiros.
“Mas há outro mundo que também está me perturbando. Está acontecendo agora mesmo ao redor de todos nós: o novo mundo da IA. Eu acredito em não deixar os robôs sonharem por nós. Os robôs não podem refletir a condição humana por nós. Isso é um beco sem saída. Se um ator deixa um robô de IA manipular sua performance mesmo que um pouco, uma polegada se tornará um quilômetro e toda integridade, pureza e verdade da arte serão substituídas apenas por interesses financeiros. Não podemos deixar isso acontecer.”
O ator também pontuou os perigos de permitir que a IA represente as complexas condições humanas sem um processo humanizado envolvido, e como, a longo prazo, isso poderia representar a perda do próprio “coração” presente nessas criações.
“O trabalho de toda arte, na minha opinião, incluindo a performance cinematográfica, é segurar um espelho para as histórias externas e internas da condição humana por meio do processo humano, pensativo e emocional de recreação. Um robô não pode fazer isso. Se deixarmos os robôs fazerem isso, ele perderá todo o coração e, eventualmente, perderá a vantagem e se reduzirá a nada. Não haverá resposta humana à vida como a conhecemos. Será a vida como os robôs nos dizem para conhecê-la.”
As críticas vêm alguns meses após sua polêmica participação em Flash, quando seria representado de forma artificial por uma contestada e pouco convincente versão 3D – processo que também seria questionado por parte da estrela.
Em Homem-Aranha Noir, série live-action prevista para chegar ainda este ano no streaming, Cage também levantaria algumas suspeitas envolvendo o uso da tecnologia, e como as constantes varreduras corporais feitas para os processos 3D também poderiam ser utilizadas inadvertidamente para recriá-lo após uma aposentadoria. algo que ele definitivamente não gostaria que acontecesse.
Infelizmente, o futuro parece pouco promissor para o vencedor do Óscar por Despedida em Las Vegas, que segue com um pé atrás quando o assunto é a nova tecnologia – suspeitadas que ninguém parece poder culpá-lo por carregar.