Sucesso da Sessão da Tarde, Táxi (2004) levou Queen Latifah e Jimmy Fallon às comédias de ação, com a supermodelo Gisele Bündchen dando vida à vilã. Embora seja praticamente impossível encontrar alguém que não tenha visto ao menos uma vez essa produção na telinha, o longa ainda conta com algumas curiosidades pouco lembradas pelos fãs da história.
Pensando nisso, decidimos reunir as cinco melhores curiosidades envolvendo a comédia, incluindo alguns detalhes de bastidores e histórias pra lá de esquecidas. Mas e aí, será que você sabe tudo sobre esse clássico das ruas novaiorquinas?
5 Taxi é um remake de uma franquia francesa
Antes de chegar às Américas, o famoso título já contava com seu representante francês, e um sucesso considerável na Europa. O longa homônimo, posteriormente intitulado Táxi: Velocidade nas Ruas (1988), contava com bilheterias expressivas e algumas dezenas de milhões arrecadados. Não à toa, um remake foi encomendado pela Columbia Pictures, que escalou um novo e conhecido time de atores para interpretá-lo.
Curiosamente, apesar do lançamento americano, a franquia francesa seguiu com as suas produções e desenvolveu um total de 6 filmes desde então. Seu último lançamento, que chegou ao ar em 2018, contou uma bilheteria expressiva de cerca de U$ 38 milhões (via Box Office Mojo). Além dos filmes, a franquia também recebeu sua própria série de TV pela NBC, intitulada Táxi Brooklyn. Apesar do sucesso da saga, o projeto acabou não indo adiante e sendo encerrado com apenas uma temporada em 2014.
4 Filme marcou a estreia de Gisele Bündchen nas telonas
Sucesso nas passarelas, Táxi marcou a estreia da modelo brasileira Gisele Bündchen nos cinemas, e seu primeiro e único papel de vilã nas telas. No longa, Gisele da vida a Vanessa, a líder criminosa do bando de brasileiras responsável por um roubo a banco. Curiosamente, entre as supostas criminosas tupiniquins, apenas Gisele compartilha origens brasileiras, com as demais membros do bando sendo portuguesa, francesa e belga.
Vale lembrar que esse não foi o único trabalho da modelo fora das passarelas, tendo atuado no clássico cinematográfico de O Diabo Veste Prada (2006), onde interpretou a personagem Serena. Nos dois casos, a aparência e imponência da modelo brasileira seriam destacados, ainda que sua atuação não tenha deixado em nada a desejar.
3 Protagonista se tornou um apresentador de renome
E falando em elenco, Jimmy Fallon foi outro que ganhou destaque fora das pistas, conquistando o seu próprio programa em 2015, com The Tonight Show, um talk show americano produzido pela NBC. No filme, Fallon interpreta o policial atrapalhado Andy Washburn, um detetive desajeitado que acaba perdendo a carteira após problemas no volante.
Antes disso, Fallon também faria parte dos membros da série de esquetes da NBC, Saturday Night Live, onde ganhou destaque mundial e atuou de 1984 a 2004 (o mesmo ano do lançamento de Táxi nas telonas). Apesar do sucesso na TV, Jimmy Fallon não parece muito interessado em retomar sua carreira nos cinemas, se limitando a pequenas participações em séries e filmes para as telonas.
2 Carro é um modelo famoso entre os taxistas novaiorquinos
Como não poderia ser diferente, o modelo utilizado no filme era o mesmo dos taxistas novaiorquinos, mas com algumas boas modificações em sua carroceria. O Ford Crown Victoria, modelo produzido em 1992 e utilizado pelos taxistas norte-americanos, se tornou um dos cartões postais da cidade, sendo utilizado por Queen Latifah durante boa parte das perseguições. Para o filme, o carro da Ford receberia algumas mudanças em seu acabamento, com interiores e partes externas modificadas.
Curiosamente, o modelo também se tornou comum entre os carros de polícia novaiorquinos, graças a sua confiabilidade e facilidade na hora da manutenção. Com custos menores quando comparados a outros carros, frotas do modelo acabariam se popularizando e tomando as ruas de Nova York, aumentando ainda mais a fama em torno do próprio automóvel.
1 Automóvel utilizado no filme foi vendido para o público
E falando sobre o carro, o modelo utilizado por Queen Latifah nas ruas novaiorquinas ainda existe na vida real, e pode ser encontrado em sites de leilões pela internet. Além de manter a aparência do longa original, o carrão também parece estar bem conservado, com sua lataria e detalhes internos idênticos a sua aparição nas telinhas (e sem os danos de tantas perseguições).
O fato se torna ainda mais curioso considerando a filosofia de Hollywood em não vender seus automóveis, graças ao receio da forma que eles poderiam ser utilizados. Infelizmente, para quem estava com uns trocados sobrando e querendo fazer sua oferta, o automóvel não está mais disponível para negociação. Uma pena, não é?