Astro dos três primeiros filmes da franquia Transformers, Shia LaBeouf nunca retornou para uma continuação. O ator, responsável por interpretar o protagonista Sam Witwicky durante a primeira trilogia de Michael Bay, foi uma figura importante para o desenrolar da história, ajudando Optimus e seus aliados contra as ameaças dos Decepticons. Apesar disso, nem mesmo essa importância parece ter sido o suficiente para a permanência de LaBeouf na prestigiada franquia, que não contaria com o conhecido personagem nos últimos dois filmes da série.

Como consequência, Sam acabaria substituído por Cade Yeager (Mark Wahlberg), que assumiria o posto do novo protagonista humano. A decisão, é claro, viria acompanhada de reclamações, com alguns fãs se mostrando desapontados com a mudança de atores. Infelizmente, o motivo para essa substituição não partiria do estúdio, mas do próprio ator que interpretou o personagem.

Ator não quis retornar para a franquia Transformers

Transformers
Shia LaBeouf como o protagonista Sam Witwicky em "Transformers: O Lado Oculto da Lua" (2011) - Paramount Pictures/Reprodução

Shia LaBeouf não quis retornar para a franquia por considerar seus filmes “irrelevantes”. Falando a Esquire, em março de 2018, o antigo intérprete de Sam Witwicky mostraria um pouco de sua insatisfação com a saga, pontuando como os filmes da franquia pareciam pouco relevantes quando comparados a outros clássicos do cinema, como Touro Indomável (1980) e Sem Destino (1969). Segundo o ator, continuar com o projeto enquanto discordava do seus resultados tornava sua permanência ainda mais complicada, principalmente por considerar tudo aquilo o oposto do que acreditava. Para ele, Transformers parecia uma franquia “datada” para o seu tempo, e que dificilmente encontraria espaço entre os filmes cult de sua época.

“Meu problema com esses filmes era que eles pareciam irrelevantes. Eles pareciam datados pra caramba… Você vê essas histórias sobre Sem Destino e Touro Indomável e [Robert] De Niro, [Martin] Scorsese e [Dennis] Hopper, e você encontra valor no que eles fazem. Enquanto isso, você está perseguindo cristais de energon. É muito difícil continuar fazendo o que você está fazendo quando você sente que é a antítese do seu propósito neste Planeta”

Vale lembrar que em junho de 2011, durante uma entrevista à MTV, Shia LaBeouf já dava indícios do seu descontentamento com a saga, enfatizando que “não via espaço para Sam” no futuro [via The Guardian]. A decisão do ator acabaria se confirmando mais tarde, quando Mark Wahlberg assumiria seu lugar na franquia com o personagem Cade Yeager em Transformers 4: A Era da Extinção (2014).

Shia LaBeouf ainda pode retornar a franquia?

Transformers
Os atores Shia LaBeouf e Megan Fox em "Transformers" (2007) - Paramount Pictures/Reprodução

Apesar de aguardado, Shia LaBeouf não deve retornar à franquia. Como já deixou claro mais de uma vez ao longo dos últimos anos, a saga dos robôs alienígenas nunca esteve de acordo com seus gostos pessoais, com o ator estando em busca de obras mais autorais e “relevantes” em sua carreira. Uma vez que LaBeouf tenha decidido deixar a franquia por discordar dos rumos que a história havia tomado, parece pouco provável que vejamos o ator retornando para o papel tanto tempo depois, em um mundo ainda sem grandes mudanças em relação as suas reclamações. Vale lembrar que o ator também passaria por momentos conturbados durante sua participação na franquia, com críticas a sua atuação e problemas posteriores em decorrência ao próprio trabalho.

Além disso, o momento dos famosos autobots não é dos melhores, com o fracasso comercial de Bumblebee (2018) e Transformers: O Despertar das Feras (2023) estando entre as piores bilheterias de toda a franquia. Considerando que Shia LaBeouf abriu mão de permanecer nesse universo em meio a números bilionários de bilheteria, não será agora, em meio a uma queda de interesse do público por novas continuações, que o ator mudará de opinião e retornará para a antiga franquia.

Por onde anda Shia LaBeouf atualmente

Transformers
Shia LaBeouf como o protagonista Tyler em "O Falcão Manteiga de Amendoim" (2019) - Roadside Attractions

Embora tenha encontrado algumas dificuldades após sua saída de Transformers, Shia LaBeouf definitivamente não ficou parado, e elencou uma série de filmes ao longo dos últimos anos. Logo após seu rompimento com os robôs alienígenas, LaBeouf fez parte dos longas Os Infratores (2012), Sem Proteção (2012) e Ninfomaníaca (2013), além do clássico moderno, Corações de Ferro (2014), onde interpretou um dos membros da equipe de Brad Pitt.

Em 2019, Shia LaBeouf também encontraria algumas das suas produções mais autorais, com os sucessos de O Preço do Talento e O Falcão Manteiga de Amendoim. Neste ano, LaBeouf ainda arranjaria tempo para atuar em Megalopolis (2024), de Francis Ford Coppola, onde interpretou o personagem Clodio Pulcher. Considerando que seu desejo inicial envolvia trabalhos mais autorais e relevantes, Shia LaBeouf não parece ter do que reclamar.