Coadjuvante em Amor sem fim (1981), Tom Cruise se tornou uma das figuras mais bem remuneradas de Hollywood, com salários que podem ultrapassar os 100 milhões de dólares. E embora tenha se tornado conhecido mundialmente por seu papel em Top Gun: Ases Indomáveis (1986), esse não seria o único sucesso do ator, que protagonizaria clássicos como Questão de Honra (1992), O Último Samurai (2003) e, é claro, a franquia bilionária de Missão Impossível.
Além disso, o astro dos filmes de ação também não ficaria atrás quando o assunto são seus investimentos, garantindo uma aposentadoria confortável com uma série de propriedades pelos Estados Unidos – algumas com valores que podem ultrapassar os 40 milhões de dólares. Mas em meio a tudo isso, qual seria o patrimônio atual do ator?
Qual a fortuna de Tom Cruise?
Atualmente, a fortuna estimada de Tom Cruise está na caso dos U$ 600 milhões, com previsões de até mesmo poder ultrapassar a barreira do bilhão nos próximos anos. A marca, que também seria batida pelos atores Tyler Perry e Jerry Seinfeld, se deve principalmente ao sucesso recente de Top Gun: Maverick (2022), que arrecadaria sozinho mais de 1 bilhão em bilheteria. Graças a isso e a participação nos lucros do projeto, Cruise garantiria um montante estimado de U$ 100 milhões em uma única produção, e ficaria alguns dólares mais perto dos tão sonhados 9 dígitos.
Vale lembrar que o ator também possui uma boa dose de propriedades nas terras americanas, das quais renderiam lucros consideráveis ao longo dos anos. Em 2013, a venda de um apartamento localizado em Nova York renderia ao ator 3 milhões de dólares, com vendas de outras propriedades alcançando até mesmo os U$ 11 milhões. Em maio de 2016 e maio de 2021, duas propriedades do ator também seriam postas a venda, com o valor somado alcançando os U$ 80 milhões. As propriedades, localizadas em Beverly Hills e Telluride, também acabariam vendidas pela estrela. Somado a tudo isso, Cruise ainda teria sua própria produtora de cinema, o que lhe renderia participações nos lucros de suas produções para as telas – uma combinação que se vem se mostrando mais do que lucrativa.
Como Tom Cruise ficou tão rico?
Além dos investimentos em imóveis e um salário milionário em Hollywood, a produtora de Cruise também desempenha um papel crucial no sucesso do ator. Fundada em 1992 por Tom e sua agente Paula Wagner, a Cruise/Wagner Productions seria responsável por muitos dos trabalhos do ator, incluindo o início da saga de Ethan Hunt e sua Missão Impossível. Além dele, filmes como Minority Report: A Nova Lei (2002) e O Último Samurai (2003), também fariam parte do catálogo da produtora, garantindo ao ator uma parcela significativa dos lucros de cada projeto. Apesar disso, após discordâncias de bastidores envolvendo Cruise e a Paramount, o ator acabaria rompendo seu envolvimento com a produtora, que seria oficialmente encerrada em agosto de 2008.
Em janeiro deste ano, uma parceria entre Cruise e a Warner Bros. também seria firmada, com o ator se juntando ao estúdio para uma nova leva de produções para o cinema. Felizmente, o contrato com a empresa não envolveria exclusividade, permitindo que o astro seguisse com suas franquias sem grandes problemas, mesmo que em outro estúdio. Graças a isso, aos seus salários milionários e uma série de imóveis pelas terras do Tio Sam, não é difícil tentar entender de onde vem todo esse dinheiro, principalmente com uma carreira que já está próxima de completar 43 anos.