Sinônimo de programas infantis, Nickelodeon tem uma história curiosa por trás do seu nome. Responsável por clássicos como iCarly, Drake & Josh e a eterna esponja do mar, Bob Esponja, a empresa que se tornaria um grande sucesso entre o público infantil nem sempre se chamou assim, mas trocaria seu nome após mudanças envolvendo a programação da própria emissora.

E embora os costumes das grandes empresas envolvam quase sempre o sobrenome dos seus criadores, Nickelodeon definitivamente não parece fazer parte dessa história. Na realidade, a origem para esse nome é ainda mais interessante, e está ligada diretamente aos teatros gregos e aos cinemas americanos.

O nome Nickelodeon vem do teatro

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Empresa buscou no teatro inspiração para o nome - Imagem/Reprodução

O nome Nickelodeon surgiu antes da empresa existir. Ainda no início dos anos 1900, nickelodeon era um termo comumente usado para definir pequenos espaços teatrais e de menor poder aquisitivo. Os ‘Nickelodeons’, que juntava as palavras níquel (ou “nickel”, em inglês), e o termo grego “Odeon”, cujo significado é teatro, se tornaram uma febre nos Estados Unidos, e difundiram o entretenimento de baixo custo para a classe com menor poder aquisitivo.

Quando a Nickelodeon fez sua estreia em abril de 1979, a empresa decidiu aliar o antigo conceito ao novo trabalho, associando a ideia de entretenimento acessível e popular também para a TV. Graças a isso, Nickelodeon passaria a mensagem de “canal de todos”, enquanto criava suas primeiras produções para as telas. Com o tempo, a empresa ganharia destaque por seus trabalhos envolvendo o público mais jovem, e dedicaria boa parte de sua programação para agradar essa faixa etária.

O surgimento e expansão da Nickelodeon

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Muito antes de "iCarly", empresa quase teve um nome bem diferente - Nickelodeon/Reprodução

Antes de se chamar Nickelodeon, o canal de programas infantis faria sua estreia como Pinwheel Network, em referência a um programa de mesmo nome transmitido pela emissora. Foi somente em 1979, dois anos após o primeiro episódio, que a Nickelodeon ganhou o nome que conhecemos, sob o conselho do designer e consultor criativo, Joseph Iozzi. Na época, a logo também contaria com o slogan “A Rede dos Jovens”, e deixaria claro o interesse do estúdio para os próximos anos.

Curiosamente, apesar de voltar sua atenção para o público infantil e adolescente, a emissora também dedicaria parte de sua grade para agradar o público adulto, com o Nick at Nite sendo o melhor exemplo disso. No ar desde 1985, o bloco daria espaço para algumas reprises envolvendo séries famosas do passado, como Agente 86, Os Monstros e A Feiticeira. Com o passar dos anos, no entanto, o programa passaria por algumas mudanças envolvendo a programação, se tornando um espaço dedicado principalmente a reprise das séries da própria emissora. Apesar disso, foram com os programas infantis que a empresa realmente ganhou destaque.

Nickelodeon produziu dezenas de clássicos teen desde a sua estreia

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Popular desde o milênio passado, "Bob Esponja" não foi o único sucesso da empresa - Nickelodeon/Reprodução

Embora em meio a confusões de bastidores e um suposto ambiente tóxico envolvendo suas estrelas mirins, a Nickelodeon definitivamente produziu alguns bons clássicos nos últimos anos. Sucessos como iCarly, Normal Demais e Brilhante Victória, além de uma dezena de outros programas da produtora, não apenas fariam parte da infância de muitos jovens adultos, como ainda revelariam os nomes de Ariana Grande e Emma Roberts para o público.

No mundo das animações, desenhos como As Aventuras de Jimmy Neutron, Os Padrinhos Mágicos e Ei Arnold!, assim como os clássicos de Avatar: A Lenda de Aang e o próprio Bob Esponja, fariam da emissora um nome importante também entre as crianças, que se dividiram entre a programação animada e as sitcoms do próprio estúdio. Para uma emissora criada com objetivo de entreter todos os públicos, a Nickelodeon parece vir cumprindo com seus ideais – mesmo que em meio a ações questionáveis durante a jornada.