Sucesso da Starz, Outlander será oficialmente encerrada na 8ª temporada. Baseada na franquia de livros de Diana Gabaldon, a série conquistou o público e atingiu números históricos de audiência, com médias acima do 1 milhão simultâneo apenas nos Estados Unidos. Mas nem mesmo esse sucesso parece ter sido o suficiente para impedir o fechamento da franquia.
Acompanhando a história da enfermeira britânica Claire Randall (Caitriona Balfe) e seu romance improvável com Jamie Fraser (Sam Heughan), Outlander mistura elementos de romance, drama histórico e viagem no tempo para a criação do seu universo, enquanto brinca com as diferentes possibilidades que o tema pode proporcionar. Com previsão de apenas 10 episódios, a última temporada ainda não teve uma data de lançamento oficial divulgada, mas já ganhou alguns detalhes interessantes sobre o futuro da saga para os próximos anos (incluindo uma série prequela pra lá de aguardada).
Gravações para a última temporada já foram concluídas
Embora sem data definida, a 8ª temporada de Outlander já foi concluída. A informação seria divulgada pela página oficial da série, que além de mostrar algumas fotos de bastidores, também expressaria sua gratidão ao elenco. Curiosamente, as fotos também mostram o que cada ator gostaria de levar para casa, o que incluiria anéis, clavas, gorjetas, e até mesmo um modesto Mustang. Embora não esteja claro até que ponto esses desejos serão atendidos, o momento serviria ao menos para mostrar um pouco da ligação entre os atores e seus personagens.
A postagem, que já conta com mais de 400 mil curtidas, também ganhou uma enxurrada de reclamações pelo fim do projeto. Ainda que uma parte igualmente significativa venha distribuindo elogios pelo final da franquia, mais de uma década de reprodução e quase uma centena de episódios não seria algo fácil de ser superado – principalmente com uma franquia de livros ainda em desenvolvimento.
Última temporada não deve ser fiel aos livros
Baseado nas histórias de Diana Gabaldon, Outlander não contará com uma conclusão semelhante à dos livros. Apesar de ter seguido de forma semelhante até a sétima temporada da franquia, a série não contará com o décimo e último livro da saga para se basear. Em vez disso, os produtores possivelmente precisaram condensar as últimas três histórias na nova temporada, enquanto tentavam adaptá-las em modestos 10 episódios. Maril Davis, produtora executiva do projeto, diria estar procurando ser “respeitosa” com o que Gabaldon faria, ainda que estejam “encerrando do jeito que estão” (via newsweek).
Falando sobre o assunto, Gabaldon elogiaria o trabalho dos produtores e diria não ter ficado chateada com as mudanças. Segundo ela, embora não tenha sido algo que escreveu, ainda foi “bem-feito” e acredita que “vai funcionar muito bem”. A escritora também aproveitou para fazer propaganda do seu livro, dizendo que terá “um final muito mais complicado do que o da série”. Gabaldon, que constantemente era consultada durante o desenvolvimento do projeto, também está participando diretamente da prequela que está sendo desenvolvida pelo estúdio.
Série prequel de Outlander já está em desenvolvimento
Apesar do final da série, essa não será a última vez que veremos nossa família. Em agosto de 2022, a emissora Starz confirmou oficialmente a volta de Outlander sobre uma nova série prequela. Intitulada Blood of My Blood (Sangue do meu Sangue, em tradução literal), a trama acompanhará a história de amor dos pais de Jamie, Ellen MacKenzie e Brian Fraser, e a forma como se conheceram e se apaixonaram. Apesar de não seguir nenhum livro especificamente, a obra contará com a ajuda da própria autora entre seus roteiristas (via tvinsider).
A decisão por uma série prequela segue a onda de outros programas de TV que também encontraram uma sobrevida no passado de seu universo. Yellowstone, por exemplo, apesar de vir enfrentando problemas com a saída conturbada de Kevin Costner do programa, fez das prequelas e derivados um ponto seguro para seu universo. O mesmo também aconteceu com Bridgerton (Rainha Charlotte), Diários de um Vampiro (The Originals) e com a trilogia de filmes Para todos os garotos, que ganhou uma série derivada com a irmã da protagonista, Kitty (Com Carinho, Kitty).
Embora sem muitas informações, Outlander: Blood of my Blood terá o roteiro de Matthew B. Roberts, responsável pela produção da série original da Starz. Segundo o Showrunner, a história irá explorar até onde uma pessoa é capaz de ir para encontrar o verdadeiro amor em um universo ainda regido por casamentos por conveniência. Roberts ainda garantiu “nomes e rostos que os fãs de Outlander conhecerão e reconhecerão”, embora não desse muitos detalhes sobre o assunto (Via Deadline). Os atores escolhidos para o papel de Ellen e Brian Fraser ainda não foram divulgados, assim como o atual andamento da produção.
Por que a série de Outlander terminou?
Apesar de a autora ter continuado expandindo seu universo, o 8º livro foi considerado um possível final da saga quando foi lançado. Na época, Outlander também dava seus primeiros passos nas telas, e possivelmente já planejava uma conclusão semelhante a versão literária. Com o sucesso do programa e uma nova leva de leitores, no entanto, um 9º e até mesmo um 10º livro foram produzidos, mas a emissora não mudou sua decisão.
Embora não justificasse o motivo do encerramento da franquia, o projeto prequel parece uma boa desculpa para essa escolha. Sem um livro específico para adaptar, o roteiro de Outlander pode explorar histórias ainda não desenvolvidas nesse universo, enquanto conta com a ajuda da própria autora para manter a coerência com a história principal. Embora nada disso seja garantia de um novo sucesso, ter os pais de Jamie no centro dessa história já seria o suficiente para chamar a atenção (mesmo que perdendo Claire e Jaime no processo).