Mais do que um sucesso infantil, Carros se tornou uma das produções mais populares no mundo das animações. Acompanhando a jornada de Relâmpago McQueen como corredor profissional, a franquia levaria para as telas uma série de modelos famosos para o público do automobilismo, mas que pode ter passado batido entre os fãs menos envolvidos com o universo das quatro rodas.

E embora o estúdio não tenha o costume de divulgar as inspirações para muitas de suas criações para as telas, não é difícil encontrar algumas indicações que podem servir de base para elucidar as principais referências envolvendo os personagens – principalmente entre os protagonistas mais conhecidos dessa história. Pensando nisso, decidimos reunir os carros reais que inspiraram os personagens da franquia Carros nas animações, e elencar os principais modelos que serviram de base para cada um deles. A lista está na ordem de popularidade.

1 Relâmpago McQueen

Carros
Relâmpago McQueen e o Chevrolet Corvette C6 - Imagem/Reprodução

Responsável por levar a franquia nas costas, Relâmpago McQueen faria referência a alguns carros famosos do automobilismo, com seu design sendo constantemente comparado ao Chevrolet Corvette C6. Além da semelhança física, a marca seria uma das principais produtoras americanas no cenário mundial, e pode ter sido homenageada pelo estúdio da Pixar. No entanto, essa não seria a única inspiração para o famoso protagonista.

Além da Chevrolet, marcas como Ford e Dodge também podem ter tido sua dose de contribuição na criação do personagem, com os modelos GT40 e Viper SRT-10 sendo fortes concorrentes para o assunto. Uma última possibilidade envolve novamente a Chevrolet, mas agora com seu Nascar Impala. Além de um carro exclusivamente de corrida, o automotor contaria com estruturas semelhantes ao personagem, além da clássica pintura numerada nas laterais. Apesar da falta de informações do estúdio, não é incomum que um mesmo personagem ganhe mais de uma influência durante sua criação, algo que parece ter acontecido com nosso relâmpago vermelho.

2 Sally

Carros
Sally e o Porsche Carrera 911 de 2002 - Imagem/Reprodução

Saindo um pouco das especulações, Sally é uma das únicas personagens com uma inspiração confirmada pelo próprio estúdio. Par romântico do Relâmpago Marquinhos, Sally é um Porsche Carrera, mais especificamente o 911 de 2002. Apesar de pouco mencionado, Carrera também seria o sobrenome de Sally nos materiais promocionais dos filmes, fazendo uma referência direta as suas origens no mundo real. Por conta da dificuldade em convencer grandes marcas para a participação do projeto, mudanças nos designs e outras alterações para os carros se tornam algo comum para o estúdio, dificultando seu reconhecimento e evitando possíveis processos legais – algo que não ocorreu com Sally.

Além de aceitar de bom grado a participação no longa, a Porsche também aproveitou a influência da personagem para a divulgação do seu modelo esportivo. Comemorando o 20º ano do Porsche Carrera, o estúdio de animação e a fabricante alemã criaram juntas uma réplica exata da personagem para o mundo real, utilizando um modelo semelhante do qual o carro havia sido inicialmente inspirado. Curiosamente, o modelo escolhido não foi o 911 ao qual serviu de base para a criação de Sally, mas um moderno 992 da geração atual.

3 Jackson Storm

Carros
Jackson Storm e o Cadillac Cien - Imagem/Reprodução

Apresentado no terceiro filme da franquia, Jackson Storm é o grande rival de Relâmpago Mcqueen, e para isso precisou de um modelo à altura. Fazendo parte da geração high tech de Carros, o automotor parece ter recebido boas influências do Cadillac, com seu modelo sendo constantemente comparado aos do Cadillac Cien e Elmiraj, dois carros-conceito não produzidos pela montadora.

Carro-conceito é um veículo experimental criado pelas fabricantes de carros para apresentar novas ideias e tecnologias, testando a reação do público e de potenciais compradores. Apesar de ter chamado atenção, os modelos Cien e Elmiraj não ganharam uma versão própria, mas tiveram algumas de suas ideias adaptadas para outras criações da empresa. Ter os modelos como inspiração para Storm, além de evitar possíveis problemas legais, deram ao antagonista o toque de modernidade que ele tanto precisava, mesmo sem nunca ter rodado por aí.

4 Cruz Ramirez

Carros
Cruz Ramirez e a Ferrari F12 Berlinetta - Imagem/Reprodução

Treinadora de Relâmpago Mcqueen no terceiro filme, Cruz Ramirez teria seu papel de destaque na grande corrida contra Storm, treinando o protagonista e disputando ela própria a competição, algo que só poderia fazer com um carro à altura. Apesar de poucas informações, seu modelo é parecido com a Ferrari F12 Berlinetta, além de também carregar algumas semelhanças com o Jaguar F-Type e o próprio Corvette C7, carro que também faz parte do acervo de criações da Chevrolet.

Considerando o teor da história do “antigo superando o novo”, ter um carro moderno da Chevrolet como substituto para a possível versão Corvette C6 de Mcqueen parece fazer sentido, principalmente com o modelo de Ramirez sendo uma versão atualizada do relâmpago vermelho na vida real. Se essa foi de fato a intenção do estúdio, no entanto, é difícil dizer, embora ninguém duvide do talento dessa empresa em deixar pequenas sutilezas para serem descobertas.

5 Mate

Carros
Mate e o Dodge Job Rated Pickup 1952 - Imagem/Reprodução

Deixando os carros de corrida um pouco de lado, nosso mineiro Mate é outro personagem que não poderia ficar de fora. Melhor amigo de Mcqueen e um dos protagonistas mais carismáticos da série, Mate seria inspirado em um antigo caminhão de reboque encontrado pelo diretor John Lasseter e o animador da Pixar Joe Ranft, durante uma de suas viagens pela Rota 66. Ao que tudo indica, o carro encontrado foi um 1951 International Harvester, com reboque acoplado e a clássica ferrugem amarronzada.

No local ainda achariam influências para a personalidade do próprio personagem, que seria baseado num conhecido morador da região. Além disso, Mate também parece carregar boas semelhanças com o Dodge Job Rated Pickup 1952, além de alguns detalhes semelhantes ao 1957 Chevrolet Task Force 3800. Como em outros casos envolvendo os corredores, é provável que nosso mineiro tenha recebido mais de uma inspiração, embora o International Harvester pareça ocupar um lugar especial nessa disputa.

6 Doc Hudson

Carros
Doc Hudson e o clássico Hudson Hornet 1951 - Imagem/Reprodução

Interpretado pelo saudoso Paul Newman na versão americana, Doc Hudson foi um personagem importante para o primeiro filme da franquia, com seu modelo fazendo referência ao Hudson Hornet 1951. Além de carregar o mesmo sobrenome, a elegância dos carros e a aparência idêntica, deixam qualquer sombra de dúvida de lado. Infelizmente, após a morte do ator em 2008, o personagem de Newman também teria sua despedida anunciada, com o segundo filme marcando a última aparição em vida do personagem na franquia.

Em 2017, quase uma década após a morte do ator, Carros 3 retornaria com o personagem para uma última homenagem a estrela. Em meio a flashbacks e cenas de tocar o coração, o último filme da trilogia contou com áudios inéditos do personagem, gravados por Newman na época das filmagens para o primeiro filme. Além de uma oportunidade para se despedir de forma definitiva do personagem, o momento também serviu para mostrar a importância de Hudson para a franquia, enquanto matava a saudade da icônica voz de Newman.