O longa do Cavaleiro das Trevas e seu amigo Kryptoniano por muito pouco não teve Leonardo DiCaprio como vilão. Segundo revelado pelo próprio diretor Zack Snyder ao Happy Sad Confused, conversas com o ator teriam acontecido durante o desenvolvimento de Batman vs. Superman (2016), mas infelizmente não teriam ido adiante.

Na época, o ator se mostraria hesitante em assumir o papel, ainda que não tenha deixado claro a razão para essa insegurança. No fim, o personagem acabaria parando nas mãos de Jesse Eisenberg, e sua duramente criticada atuação para Lex Luthor.

Zack Snyder fala sobre Leonardo DiCaprio como Lex Luthor

Lex Luthor
Jesse Eisenberg como Lex Luthor em "Batman vs. Superman: A Origem da Justiça" (2016) - Warner Bros./Divulgação

Segundo o diretor, embora DiCaprio não parecesse certo quanto a interpretar o vilão, o ator ainda demonstrava possuir conhecimento sobre o seu personagem e o universo dos super-heróis, dando ideias que até mesmo seriam utilizadas futuramente pelo cineasta.

“Eu falei com DiCaprio sobre o papel. Ele tinha várias ótimas ideias, mas no fim ficou: ‘ah, não sei’… Ele tinha ideias muito espertas para o filme e para o personagem. Foi ele quem me deu a ideia do Superman enfrentar a Liga da Justiça em algum momento”.

Curiosamente, o ator não é muito conhecido por ser fã do universo cinematográfico dos heróis, já tendo até mesmo aconselhado o jovem Timothée Chalamet em não participar desse tipo de produção. Na época, a razão para o aviso estaria relacionada a recém-iniciada carreira do ator, e como os filmes de super-heróis pareciam ser vistos com pouca credibilidade dentro do cenário hollywoodiano.

Tudo isso, no entanto, não parece ter impedido DiCaprio de saber mais sobre esse universo, dando ideias e se mostrando interessado quanto ao personagem – ainda que no final seguiria o próprio conselho e não daria andamento às negociações.

No fim, o filme chegaria às telonas sem o ator, e ganharia críticas mistas por parte do público, com uma arrecadação de cerca de US$ 872,7 milhões. Se essa história poderia tomar rumos diferentes com Leonardo DiCaprio a bordo é difícil dizer, mas ninguém duvida das capacidades do ator para o papel.

Batman vs. Superman (2016) está disponível no catálogo da Max.