Muito se fala sobre o Coringa de Joaquin Phoenix, mas o palhaço dançarino está longe de ser a única versão do criminoso. Além dele, outros 5 atores também já deram vida ao personagem, e encararam o desafio de levar o icônico vilão para as telas – às vezes até mesmo sem o nosso Homem-Morcego do lado.
E ainda que a versão de Heath Ledger possa ser a mais notável quando pensamos no psicopata do crime (garantindo até mesmo um Oscar para o ator), ela definitivamente não foi a única a trazer boas novidades para o vilão – e algumas não tão boas assim. Foi pensando nisso que decidimos reunir uma lista com todos os atores que já interpretaram o coringa, e mostrar um pouco mais dessa história que começou ainda nos anos 60, com um certo coringa bigodudo e de humor controverso.
Cesar Romero
O primeiro ator a interpretar o vilão, Cesar Romero é o Coringa das HQs clássicos do Homem-Morcego: um criminoso de visual cômico, cores berrantes e um humor pra lá de questionável – aliado a um bigode nada discreto por baixo da maquiagem. Já como um artista consagrado na época em que assumiu o papel, Romero optou por não raspar sua marca registrada em Hollywood, obrigando os fãs a lidarem com esse toque de comicidade adicional – e impossível de não ser visto.
Ainda que reconhecido principalmente pelo programa de TV do Batman de Adam West, o ator teria a oportunidade de marcar seu nome também nos cinemas, com o clássico Batman: O Homem Morcego, de 1966. Embora seja possivelmente um dos nomes menos badalados da lista, a verdade é que o ator está longe de ser um Coringa ruim, principalmente em uma época onde nosso Homem-Morcego ainda dava seus primeiros passos em Hollywood.
Jack Nicholson
O astro de O Iluminado (1980), Jack Nicholson, também não deixou essa oportunidade passar e tomou a dianteira em uma concorrida disputa que contava até mesmo com David Bowie lutando pelo papel. O resultado, é claro, penderia para o ator, que não apenas roubou a cena quando o longa chegou, como ainda deu ao antagonista muitos dos atributos que fariam dele tão famoso mais tarde. Diferentemente da versão dos anos 60, o Coringa de Nicholson possui motivações maiores que a de seu antigo colega “brincalhão”, com o tom mais sombrio do projeto de Burton respingando diretamente nas intenções e ações do próprio criminoso.
Embora a interpretação de Romero para o palhaço do crime siga como um clássico irretocável, Nicholson também teve sua dose de influência para a popularização do personagem nas telas, com sua abordagem “mais adulta” e humor incontrolável sendo seguida até os dias de hoje – e tudo isso sem um fio de bigode no rosto (os fãs agradecem).
Heath Ledger
Não tem como negar, Heath Ledger foi o responsável por roubar os holofotes e colocar a régua lá em cima quando se trata do vilão, com sua atuação para o Coringa sendo possivelmente a mais prestigiada entre todas as versões do criminoso. Não à toa, Ledger garantiria o segundo Oscar na carreira por sua atuação para o longa, além de ser o primeiro a ganhar uma premiação para o gênero dos super-heróis.
O antagonista seria responsável por colocar o herói de Christian Bale em constante problema, com ataques terroristas, assassinatos a sangue frio e todo tipo de crime que somente um psicopata de terno roxo poderia fazer. Diferentemente do ambicioso Coringa de Nicholson, a versão de Ledger está muito mais interessada em ver o circo pegar fogo – e pilhas de dinheiro em chamas deixam isso mais do que claro.
Jared Leto
O mais controverso Coringa desde então, Jared Leto não é lembrado com muito carinho pelos fãs do morcego, com seu cabelo fosforescente, dentes metálicos e tatuagens ala trapper ruim, não ajudando em nada nessa situação. Junte a isso um universo em declínio, um filme abaixo das expectativas e uma participação reduzida, e você tem a fórmula certa para fazer uma das versões mais odiadas de toda a história do personagem.
Pesando ainda mais contra a criação desastrosa de Leto está o fato dessa ser a primeira vez que outro ator interpretaria o personagem desde a versão de Ledger para o Cavaleiro das Trevas, com as expectativas e comparações inevitáveis entre os antagonistas prejudicando ainda mais a já desastrosa estreia do palhaço do crime para as telas. Uma espécie de redenção tardia até seria tentada com o futuro distópico da Liga da Justiça de Zack Snyder (2021), mas o resultado não seria muito diferente.
Joaquin Phoenix
O último ator a viver Coringa até então, Joaquin Phoenix parece ter conseguido experimentar o sucesso de Ledger e o fracasso de Leto com o mesmo personagem, com sua versão prestigiada (e igualmente premiada) de Coringa para as telas sendo ofuscada anos depois por um desastroso musical para os cinemas.
Curiosamente, apesar das críticas incisivas contra a última versão para o vilão, a atuação de Phoenix segue cumprindo seu papel, que apesar de duramente criticado, ainda consegue entregar ao público o personagem quebrado visto na primeira produção. Vale lembrar que Joaquin Phoenix seria o segundo ator a levar um Oscar por sua atuação com Coringa, e o primeiro a garantir isso no papel principal – um feito e tanto para um personagem que começou sua história nas sombras do Homem-Morcego.
Barry Keoghan
O Coringa secreto das telonas, Barry Keoghan teria sua participação cortada da versão final de The Batman (2022) para que não ofuscasse o vilão principal do filme – e razões não faltam para isso. O visual de Keoghan para o papel parece ter saído diretamente dos produtos químicos, com cabelos esverdeados e, aparentemente, escassos – além de uma voz de dar calafrios.
Infelizmente, a cena não mostraria muito do vilão, que estaria atrás das grades e em meio a vidros desfocados que não ajudam em nada os teoristas de plantão. Não está claro como exatamente o criminoso foi parar lá – principalmente com um Batman ainda em início de carreira – mas já deixou o público eriçado por novidades para a próxima continuação da franquia, planejada para chegar somente em 2026. Será que teremos outra vez nosso famoso criminoso em um segundo filme do morcego?