Quando o último filme da franquia Carros chegou às telonas em julho de 2017, poucas pessoas poderiam imaginar que ficaríamos tanto tempo sem uma continuação. Acompanhando a história do orgulhoso carro de corrida Relâmpago McQueen e suas desventuras à véspera de uma competição, o filme se tornaria um sucesso de audiência e angariaria milhares de fãs ao longo dos últimos anos. Mas nem mesmo isso parece ter sido o suficiente para que um quarto filme fosse anunciado.

Com uma série animada, jogos, uma franquia spin-off e até mesmo um parque temático exclusivamente seu, pode parecer estranho a demora do estúdio em renovar o projeto, principalmente quando levamos em consideração franquias como Toy Story, Zootopia e sua princesa gelada, Frozen, com suas sequências já confirmadas para os próximos anos. Mas por que isso ainda não aconteceu com Carros, afinal?

Carros 4 não deve acontecer tão cedo

Carros
Relâmpago McQueen e Mate em "Carros" (2006) - Pixar/Reprodução

Apesar do interesse inegável do público, o estúdio não parece entusiasmado com uma nova continuação. Desde que o terceiro filme da franquia Carros foi lançado, rumores referentes a uma possível sequência ganhariam os noticiários, mas nunca apresentariam maiores novidades sobre o assunto. Na época de divulgação para o terceiro filme da franquia, ainda em 2017, Owen Wilson, responsável pela voz original do protagonista corredor, até mesmo se diria aberto a uma continuação, mas nenhum veredito oficial do estúdio seria confirmado (via CinemaBlend).

A decisão de não renovar o projeto pode soar questionável, principalmente quando levamos em conta os lucros bilionários com as vendas de brinquedos e outros periféricos que a saga segue rendendo aos cofres da empresa. Com um novo lançamento e o interesse do público voltados para uma continuação, um quarto filme poderia renovar a relevância da série e dar ao estúdio mais alguns anos de fartura com uma nova bilheteria, produtos e tudo o que um longa animado dos nossos famosos corredores poderia proporcionar. Mas nem tudo é tão simples assim.

Por que Carros 4 ainda não foi lançado?

Carros
Relâmpago McQueen e Sterling em "Carros 3" (2017) - Pixar/Reprodução

Embora não oficializado, razões financeiras podem ter motivado a escolha do estúdio em não renovar o projeto. Assim como Toy Story, Carros é uma das franquias mais lucrativas da Pixar, com um lançamento abaixo do esperado podendo representar uma queda de popularidade para a sua saga. Isso, é claro, implicaria diretamente na venda de produtos, reduzindo os lucros e colocando a franquia em problemas. Atualmente, mesmo sem novos lançamentos, o universo das quatro rodas segue rendendo resultados bilionários para a empresa e sendo uma fonte segura de lucros ao longo dos anos. Mexer nisso e lançar um quarto filme poderia interferir nessa estabilidade e prejudicar nossos próprios corredores, mesmo que indiretamente.

Nesse sentido, a falta de uma continuação não seria tão absurda e estaria diretamente ligada ao sucesso da própria franquia. Vale lembrar que o terceiro filme da saga Carros também não foi muito bem recebido, algo que pode ter influenciado na decisão do estúdio de pisar no freio e rever seu planejamento. Com os longas Elio, Hoppers e Toy Story 5 já em produção, não é de se surpreender que a Pixar esteja deixando seus corredores um pouco de lado e focando suas energias nos filmes já confirmados – principalmente com a volta dos famosos brinquedos às telas.

Qual seria a história de Carros 4?

Carros
Relâmpago McQueen e Mate em "Carros 2" (2011) - Pixar/Reprodução

Embora não confirmado, um quarto filme da franquia Carros provavelmente contaria com outro protagonista na história. A mudança seria até mesmo parcialmente explorada em Carros 3 (2017), com a relação de professor e aluno entre McQueen e Cruz Ramirez terminando em uma suposta passagem de bastão para a corredora. Embora não deixasse claro a aposentadoria do relâmpago vermelho, o filme já dava indicações de que a história do nosso antigo corredor poderia estar finalmente chegando ao fim.

No entanto, após a recepção divisiva ao terceiro filme da franquia, passar o protagonismo para Ramirez já não parece uma boa opção. Com críticas mistas e uma parcela de fãs contrários a uma possível substituição, deixar McQueen de fora, ou até mesmo diminuir sua importância dentro desse universo, parece ser o tipo de risco que nenhuma empresa gostaria de tomar – principalmente com uma franquia que rende rios de dinheiro sem você tocar nela.

Carros ganhou sequência seriada em 2022 (e você pode assistir de graça)

Carros
Relâmpago McQueen e Mate em "Carros na Estrada" (2022) - Pixar/Reprodução

Mas não é só de cinema que vive a franquia. Em 2022, uma série com McQueen e Mate nas estradas dos Estados Unidos também seria lançada e levaria nossos amigos a uma divertida aventura animada. Intitulada Carros na Estrada, a série aproveitaria para explorar um pouco mais do conhecido universo da franquia e levaria alguns dos seus personagens mais famosos outra vez para as telas.

Para quem ficou curioso, a saga seriada do nosso corredor segue disponível gratuitamente no Youtube, e pode ser acessada dentro do canal da produtora. Ainda que essa não seja exatamente a aventura animada que os fãs tanto esperavam ver, ter McQueen de volta já seria um alento e tanto para o público mais antigo da franquia – além de um quebra-galho daqueles para quem segue no aguardo pela continuação nos cinemas.