Ainda que muitos fãs digam ter crescido com a saga Harry Potter, ninguém pode falar isso com mais propriedade do que Daniel Radcliffe. Responsável por viver o famoso protagonista durante os 7 primeiros filmes da franquia, Radcliffe cresceria com o personagem e teria sua infância, adolescência e até mesmo o início da vida adulta ligadas ao personagem de uma forma que poucos atores podem dizer ter experimentado.

E embora isso possa ter representado alguns problemas para o ator na época, ninguém parece discordar que ver nossa estrela crescendo à medida que a história avançava dava à franquia a sensação de familiaridade e pertencimento que todo fã do feiticeiro tanto adorava. No entanto, quando o último capítulo finalmente chegou, Radcliffe talvez já não estivesse com a idade que J. K. Rowling imaginava para seu personagem, com a demora das produções e atrasos nas filmagens fazendo com que nosso ator estivesse alguns aninhos atrasados para a conclusão dessa história. Mas quantos anos ele tinha em cada filme, afinal?

1 Em Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001) Daniel Radcliffe tinha 11 anos

Harry Potter
Os jovens bruxos Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson em "Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001) - Warner Bros./Divulgação

As primeiras filmagens para Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001) aconteceram em setembro de 2000 e foram até março de 2001, quando Daniel Radcliffe tinha apenas 11 anos de idade. O ator, nascido em 23 de julho de 1989, iniciaria as filmagens com 10 anos, mas já teria 12 quando o primeiro filme seria lançado, em novembro de 2001.

Embora seu talento se mostraria uma peça fundamental mais tarde, na época em que foi indicado a idade do ator seria uma das principais razões para a sua escolha, com Harry e a estrela mirim compartilhando a mesma faixa etária quando a maior parte das gravações aconteceram. Curiosamente, Chris Columbus, diretor dos dois primeiros filmes da franquia, já era um nome conhecido quando o assunto eram trabalhos infantis, sendo um dos principais responsáveis pelo sucesso de Macaulay Culkin em Esqueceram de Mim. Feito que ele definitivamente repetiu com o jovem bruxo.

2 Em Harry Potter e a Câmara Secreta (2002) Daniel Radcliffe tinha 12 anos

Harry Potter
Rupert Grint e Daniel Radcliffe em sua clássica volta das férias em "Harry Potter e a Câmara Secreta" (2002) - Warner Bros./Divulgação

Iniciado logo após o lançamento do primeiro filme, Harry Potter e a Câmara Secreta (2002) começaria as gravações ainda em novembro de 2001 e terminaria as filmagens em julho de 2002, quando Daniel completou seus 13 anos de idade. O filme, no entanto, só seria lançado em novembro de 2002.

Embora com um cronograma apertado, Columbus tinha pressa em acelerar as gravações e aproveitar cada segundo para as filmagens do segundo longa da franquia. Como não é segredo, trabalhar com atores mirins pode se tornar um desafio à parte, com leis trabalhistas, horários apertados e a mudança natural do desenvolvimento das estrelas sendo complicações difíceis de serem superadas, principalmente com uma série de livros exigindo que seus atores tenham idades específicas para cada uma das produções.

3 Em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004) Daniel Radcliffe tinha 13 e 14

Harry Potter
Os já não tão jovens Rupert Grint, Emma Watson e Daniel Radcliffe, respectivamente, em "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkabam" (2004) - Warner Bros./Divulgação

As primeiras gravações para Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004) começaram em fevereiro de 2003, e só foram concluídas em novembro daquele mesmo ano, quando Daniel tinha 14 anos de idade. A título de curiosidade, nosso ator iniciaria as filmagens com apenas 13 anos e gravaria por três meses em sua “versão mais velha”.

Embora graças ao crescimento surpreendente do ator nosso protagonista pudesse parecer bem mais velho do que nos filmes anteriores, a verdade é que Daniel Radcliffe ainda tinha a mesma idade de sua contraparte literária e passava por transformações naturais a qualquer bruxo (ou trouxa) adolescente. Por conta do estilo mais sério da produção, no entanto, a aparência madura do ator não prejudicou a saga, dando ao novo capítulo o tom mais amadurecido que a história exigia.

4 Em Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005) Daniel Radcliffe tinha 14 e 15 anos

Harry Potter
Os curiosos Rupert Grint, Emma Watson e Daniel Radcliffe, respectivamente, em "Harry Potter e o Cálice de Fogo" (2005) - Warner Bros./Divulgação

Iniciado em maio de 2004, Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005) estenderia as gravações até março de 2005, quando Daniel já tinha 15 anos de idade. No início das produções, o ator ainda conservaria modestos 14 anos de vida e alcançaria os 16 até o lançamento do filme, em novembro de 2005.

Assim como no longa anterior, Daniel conservou uma aparência mais madura para a produção, e embora as mudanças não fossem tão grandes assim, ainda poderiam ser notadas quando visto com mais atenção. Vale lembrar que essa foi a primeira vez que o ator seria um pouco mais velho que sua contraparte literária, que teria apenas 14 quando essa história acontece.

5 Em Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007) Daniel Radcliffe tinha 16 e 17 anos

Harry Potter
Emma Watson, Daniel Radcliffe e Rupert Grint, respectivamente, em "Harry Potter e a Ordem da Fênix" (2007) - Warner Bros./Divulgação

Quando as primeiras gravações para Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007) começaram em fevereiro de 2006, Daniel já constava com seus 16 anos de idade. As filmagens, no entanto, terminariam somente em novembro daquele ano, fazendo com que nosso ator já estivesse na casa dos 17 quando as gravações fossem concluídas.

Vale lembrar que esse foi o primeiro trabalho de Radcliffe em que o ator não teria a mesma idade do seu personagem em nenhum ponto das gravações, com sua contraparte mágica marcando os 15 anos quando a história começou. Felizmente, esse detalhe não parece ter diminuído em nada o interesse do público pela produção, que seguiria interessada a cada novo lançamento.

6 Em Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009) Daniel Radcliffe tinha 18 anos

Harry Potter
Daniel Radcliffe e Bonnie Wright em "Harry Potter e o Enigma do Príncipe" (2009) - Warner Bros./DIvulgação

Já na maioridade e com um rosto pra lá de maduro, Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009) iniciaria as gravações em setembro de 2007, e só terminaria em março de 2008, quando Radcliffe estaria com seus 18 anos de idade. Curiosamente, esse seria o segundo trabalho do ator em que o artista teria a mesma idade do início ao fim das gravações – ainda que o longa só chegaria aos cinemas mais tarde, em julho de 2009.

O longa também abandonaria de vez qualquer semelhança com as primeiras produções, com o estilo mais sério adotado para os últimos filmes encontrando aqui seu maior representante. Graças a isso, a aparência madura de Radcliffe, ainda que destoante quando comparada a sua versão literária, não ficaria em momento algum fora de lugar e ajudaria até mesmo a vender a ideia de que o grande conflito com o Lorde das Trevas se aproximava.

7Em Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 (2010) e Parte 2 (2011) Daniel Radcliffe tinha 19 e 20 anos

Harry Potter
O inseparável trio de protagonistas Emma Watson, Rupert Grint e Daniel Radcliffe em "Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1" (2010) - Warner Bros./Divulgação

Filmados ao mesmo tempo, Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 e Parte 2 contariam com a versão mais amadurecida da estrela, que no início das gravações, em fevereiro de 2009, teria expressivos 19 anos de idade. Quando as filmagens encerraram em junho de 2010, Daniel Radcliffe já estava próximo de completar os 21 anos de vida.

Embora nesse momento a idade de Radcliffe já estivesse muito distante do seu protagonista literário, nada disso parece ter sido realmente importante para os fãs da franquia, que cresceriam e veriam o próprio ator envelhecer no papel e se desenvolver a cada nova produção nas telonas. Um feito que tornaria sua idade o menor dos problemas.