Não foram poucas as batalhas que a saga Star Wars proporcionou ao longo desses quase 50 anos de história. De confrontos entre aluno e professor até guerras entre o Império e os famosos Rebeldes, poucas batalhas são tão lembradas quanto o confronto entre pai e filho de Luke Skywalker e o icônico vilão Darth Vader.
Com encontros e desencontros e algumas das melhores cenas com Sabre de Luz de toda trilogia principal, o épico de Luke e seu confronto familiar carrega algumas das melhores batalhas que o cinema já viu. No entanto, o resultado desse confronto e a derrota de Vader para o jovem Jedi levantaram uma boa dose de perguntas quanto a força real de nossos Skywalker, e como o famoso vilão acabou perdendo para o próprio filho, no fim das contas. Mas, afinal, poderia Luke ser mais forte que Darth Vader?
Quem era o Skywalker mais forte?
Luke era o Skywalker mais forte, mas Vader era mais forte que Luke. Embora possa parecer confuso, Luke demonstrou ao longo de sua trilogia feitos muito superiores aos que o jovem Anakin apresentaria em sua prequela, derrotando tropas do Império Galáctico e até mesmo o próprio vilão da franquia – isso sem contar a icônica Estrela da Morte. Tudo isso, no entanto, não o tornaria mais forte que Darth Vader.
Ainda que tenha demonstrado estar acima de seu pai como Jedi, Darth Vader foi capaz de feitos superiores ao ir para o lado negro da força. Junto de Palpatine, Vader comandou tropas inteiras do império, dizimou povoados e até mesmo destruiu um planeta sem nenhum remorso. Além disso, seus feitos vão muito além dos vistos na saga para o cinema, com as histórias em quadrinhos deixando qualquer sombra de dúvida desse embate de lado.
Nas HQs canônicas de Star Wars, Vader foi capaz de lidar com exércitos inteiros de Rebeldes, destruindo frotas e eliminando boa parte dos seus inimigos. Além disso, nosso vilão ainda provaria seu completo domínio da Força, criando até mesmo ilusões contra seus adversários. Vader também conseguiria encontrar e derrotar vários dos Jedis sobreviventes restantes na galáxia, em batalhas que apenas deixavam ainda mais evidente sua força. Diante de tudo isso, Vader parece levar vantagem em uma disputa de igual para igual contra nosso protagonista, embora um fator crucial pareça ter sido decisivo para o embate entre os heróis: seu parentesco.
Como Luke derrotou Darth Vader em Star Wars?
Vader não queria derrotar Luke. Embora o jovem Jedi tenha se mostrado um pupilo invejável, Darth Vader não seria tão facilmente derrotado em uma batalha – muito menos por alguém que acabava de aprender sobre a Força. Em vez disso, Vader buscou trazer Luke para o lado negro da Força, tentando se aliar com o filho em uma improvável parceria que acreditava poder unir os dois lados.
Caso contrário, Luke dificilmente sairia de seu primeiro confronto com vida. Ainda em Bespin, quando Vader e Luke se enfrentariam pela primeira vez em um duelo e o vilão finalmente revelaria seu parentesco com o protagonista, fica claro a pouca vontade de nosso antagonista em eliminar seu adversário, lançando objetos e lutando abaixo de suas reais habilidades – além de permitir que o mesmo fugisse sem maiores dificuldades.
Tudo isso, no entanto, só aconteceria porque a parte humana de Anakin nunca abandonou o vilão. Embora se mostrasse alguém sem escrúpulos para conquistar e derrotar seus adversários, quando a descoberta de seu filho chegou aos seus ouvidos, Vader finalmente ganhou um ponto fraco, onde Anakin se veria pela primeira vez em confronto com o próprio passado. O resultado disso, é claro, seria sua remissão no final, e sua improvável e curta aliança com Luke contra as ameaças do Império.
Luke não precisou ser mais forte para vencer Vader
Não foi a Força que derrotou o vilão. Ainda que Luke tenha demonstrado ser um poderoso Jedi, Vader foi derrotado pelos laços familiares que os unia. Quando decidiu poupar o vilão ainda no final da primeira trilogia, nosso protagonista deu a oportunidade de reatar esses laços que pareciam já estarem perdidos, oferecendo uma nova oportunidade de redenção ao vilão.
E ainda que possa parecer no mínimo questionável o fato de Anakin aparecer como um espectro ao lado de Obi-Wan Kenobi e nosso querido Yoda, o fato de estar com os Jedis deixa claro que ainda havia algo de bom em Darth Vader, afinal, e foi graças a isso que Luke poderia derrotá-lo.