Isso talvez possa estragar sua infância, mas a verdade é que a amizade dos droides mais amados dos cinemas ficou restrita apenas às telonas, com os atores Anthony Daniels (C-3PO) e Kenny Baker (R2-D2) tendo uma relação um tanto quanto conturbada fora das câmeras.

Além disso, nem mesmo George Lucas escapou dessa, sendo inicialmente recusado pelo ator Anthony Daniels em uma de suas tentativas em convencê-lo de participar do filme.

Os Desafios Para Encontrarem os Atores

Na época, Daniels tinha 32 anos, e ainda não havia atuado fora dos teatros. Foi em uma de suas apresentações que George Lucas acabou o conhecendo e ficando interessado por suas habilidades de mímica e atuação. O interesse, contudo, não era mútuo, e Anthony chegou até mesmo a negar uma entrevista com Lucas, alegando não ser tão chegado em filmes de ficção científica.

O ator só acabaria cedendo ao ver uma arte conceitual feita pelo ilustrador Ralph McQuarrie de seu personagem, que ele diz ter se sentido como se estivesse sendo “chamado”.

Encontrar um ator para interpretar R2-D2, contudo, se mostrou uma tarefa um pouco mais fácil, não sendo necessária as habilidades hipnóticas das pinturas do artista. Diferentemente de Daniels, foi Backer quem foi atrás do diretor.

Na época, o ator ficou sabendo de uma audição para um filme de ficção científica que estava precisando de uma pessoa baixinha para um dos papéis, mas que tivesse força suficiente para operar os mecanismos.

Não demorou muito para que Backer chegasse até George Lucas e fechasse um acordo com ele. O que o diretor não podia imaginar era que os problemas estavam só começando.

A Conturbada Relação entre Daniels e Baker

Estando ambos finalmente com seus respectivos papéis, Lucas precisou enfrentar um novo contratempo: Daniels e Baker não se gostavam. Os atores se detestavam e não pareciam dispostos a uma reconciliação.

Para se ter uma ideia, a situação chegou ao ponto deles sequer se verem, com Baker relatando diversas ofensas sofridas por seu companheiro de cena, ainda nos sets de gravação.

Segundo Baker, Anthony não se misturava com a equipe, e quando o ator tentou uma aproximação, foi recebido de forma pouco agradável:

“Uma vez, quando eu disse olá para ele, ele simplesmente me deu as costas e disse: ‘Você não vê que estou conversando?’ Eu estava ardendo de raiva. Foi a coisa mais rude que alguém já fez comigo. Fiquei furioso. Foi inacreditável.”

Baker colocou ainda mais lenha na fogueira em 2009, em uma entrevista para o Metro, quando contou outra de suas diferenças com Daniels:

“Se ele apenas se acalmasse e socializasse com todos, poderíamos ganhar uma fortuna viajando por aí fazendo aparições pessoais. Já perguntei a ele quatro vezes, mas da última vez, ele olhou para mim com desprezo, como se eu fosse um pedaço de mer**. Ele disse: ‘Eu não faço muitas dessas convenções – vá embora, rapazinho.’ Ele realmente me degradou e me fez sentir pequeno – por falta de uma expressão melhor”

Daniels parece não ter se importado tanto com essas histórias, se limitando apenas a desmentir seu colega, dizendo: “se você diz algo com frequência, as pessoas acabam acreditando em você”.

Anthony justificou ainda que a falta de amizade entre eles se devia muito mais a pouca interação que havia entre seus personagens, uma vez que Baker sequer podia o escutar dentro do uniforme. Fora isso, os dois não se encontravam nos finais das gravações, já que Anthony passava cerca de meia hora apenas tirando sua armadura dourada, enquanto Baker podia sair em poucos segundos.

Parece que a relação dos dois atores realmente não foi das melhores, mas ao menos seus personagens continuam bons amigos nas telonas.

Infelizmente, Kenny Baker faleceu em agosto de 2016, aos 81 anos, sem nunca terem se acertado totalmente. Anthony Daniels atualmente está com 77 anos, e continua atuando como C-3PO nos filmes da franquia Star Wars, sendo o único ator a ter participado de todos os filmes da saga.