Mais de 40 anos se passaram desde o lançamento do primeiro filme da franquia Star Wars, lá em 1977. Desde então, três trilogias ganharam seu lugar nas telonas, expandindo o universo e levando a saga para novas jornadas. Contudo, tanto tempo depois, apenas um ator pode dizer ter visto essa história sendo feita com os próprios olhos, tendo participado de todos os filmes. Obviamente, estou falando do droide de comunicações mais atrapalhado dos cinemas, C-3PO, e do ator Anthony Daniels, que lhe deu vida durante todo esse tempo.

Esse casamento duradouro, entretanto, quase não aconteceu. A verdade é que por muito pouco Anthony não negou o papel para atuar em Star Wars, por uma razão que hoje pode parecer absurda.

O Motivo Pelo Qual Anthony Daniels Não Queria Interpretar o Personagem

O ano era 1975, Anthony e George Lucas se encontravam para conversar sobre um projeto que o diretor vinha pensando: um filme de ficção científica que se passaria no espaço, com alienígenas e espaçonaves futuristas. Além disso, Lucas queria que Daniels fizesse parte dessa história, dando vida a um dos personagens centrais desse universo. Parece que tudo se encaminhava para o final perfeito, exceto por uma coisa: Anthony não estava nem um pouco interessado em nada nisso, como conta ao Yahoo Entertainment.

“Fiquei relutante porque não queria participar de um filme de ficção científica de baixo orçamento no papel de um robô”

Pode não parecer, mas um homem de lata galáctico e uma princesa raptada não chamou lá tanta atenção dos atores, que não acreditavam que isso realmente daria certo. Segundo Daniels, ele só acabou cedendo à proposta do diretor quando viu o design conceitual do personagem feito pelo ilustrador Ralph McQuarrie, que o conquistou no mesmo instante. “Parece meio estranho, mas olhei nos olhos do personagem em sua pintura e os olhos dele me disseram: ‘Venha comigo’”

Se devemos a participação do ator às habilidades hipnóticas da pintura, é difícil dizer, mas fato é que Daniels pulou de cabeça nessa história, e muito embora tenha enfrentado alguns problemas durante as produções, ele certamente não tem do que se arrepender.

Star Wars: Uma Nova Esperança foi um sucesso quando estreou, com um orçamento apertado de US$ 11 milhões, acabou arrecadando impressionantes US$ 775 milhões, e deixando claro aos atores que o público estava sim interessado nessa história de outra galáxia.

Anthony Daniels continuou atuando como C-3PO, e se tornou o único ator a participar de todos os filmes da saga. Além disso, ele também se arriscou na carreira de dublador, tendo feito diversos papéis para as animações da franquia. Atualmente, o ator está com 77 anos, e garante que não tem intenção alguma de deixar seu personagem tão cedo.