Se você já se perguntou por que o Homem-Morcego de Robert Pattinson não estará no novo DCU do diretor James Gunn, o cineasta parece ter finalmente dado a resposta – e ela está longe de ser o que nós esperávamos.

Recentemente, as séries Arkham e Pinguim, ambientadas e com o mesmo diretor do universo do Homem-Morcego de Pattinson, curiosamente acabaram tendo sua participação no novo DCU confirmadas, o que aumentou as dúvidas em relação ao motivo pelo qual o nosso Batman emo acabou ficando de fora. Mas a razão pode estar justamente no diretor de The Batman, Matt Reeves.

James Gunn explica o motivo pelo qual The Batman não fará parte do novo DCU

The Batman
Robert Pattinson e Zoë Kravitz em "The Batman" (2022) - Warner Bros./Divulgação

Segundo James Gunn revelou em sua rede social Threads (uma espécie de Twitter do Instagram), a escolha por deixar o nosso Morcegão de fora não partiu dele, mas sim do próprio diretor de The Batman, Matt Reeves. Quando questionado por um fã do motivo pelo qual nosso Cavaleiro das Trevas não poderia existir no novo universo compartilhado da DC, Gunn confirmou:

“Não é uma questão de “poder existir ou não” [no novo DCU]. Foi uma escolha de Matt [Reeves], e nós respeitamos isso.”

Embora Reeves não tenha justificado a razão pela qual optou por deixar seu herói de fora, é provável que a liberdade em criar sua própria história, sem precisar se preocupar como isso pode ou não afetar o universo compartilhado, tenha sido decisivo na hora da escolha.

Desse modo, The Batman, assim como sua sequência e o longa do Coringa de Joaquin Phoenix, ficarão sobre o selo Elseworlds dentro do DCU, como histórias que não fazem parte do universo principal da franquia.

Ainda sem nome definido, o segundo filme do Homem-Morcego para as telonas tem previsão de lançamento somente para outubro de 2025. The Batman está disponível para streaming no HBO Max.